n. 14 (2021)
Esta terceira edição durante o período pandêmico forma um tríptico de publicações voltadas à permanência inter-relacionada das produções acadêmicas, artísticas e de extensão. Na edição 12, diante do choque da Pandemia, exigindo inventividade exacerbada, as reflexões deram corpo ao tema Distopias, Utopias e outros Tópos em Tempos de Peste. No número 13, com o mote Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes, foi materializada a proposta de investigar as idiossincrasias e desafios para as práticas cênicas por via remota, sobretudo aquelas especificamente direcionadas às ações formativas. Imaginamos, com o presente número 14 da Rebento, contribuir para o levantamento do protagonismo da instituição acadêmica no acolhimento de docentes pesquisadores(as)-artistas e de coletivos que, em integração ao cenário profissional, aportam modos de pensar e de fazer coerentes com as inquietações de investigação e de reinvenção das linguagens, nutridos pelo estudo acadêmico e pelo interesse experimental que se dissemina na universidade. Quais seriam as perspectivas que emergem a respeito da produção de perspectiva coletiva, em termos dos seus integrantes, interesses e processos artísticos, diante da oferta de cursos em nível superior nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais, e da abertura das instituições acadêmicas a uma maior diversidade de sujeitos? Quais formas de criação compartilhada têm sido geradas no cruzamento entre artes e universidade?
Publicado:
2021-07-01