Ensino de teatro e formação de grupo: relato de uma experiência artístico-pedagógica

Autores

Resumo

O texto é um relato de memória que se propõe a traçar articulações entre criação, universidade e teatro de grupo, tomando como referência o curso de graduação em Artes Cênicas da Unicamp e as práticas do Matula Teatro, de Campinas (SP). O grupo formou-se dentro do curso e em seus vinte e um anos de trajetória, coaduna práticas artísticas, pedagógicas, relação com comunidades e pesquisa acadêmica. Através de um breve histórico de formação do curso, das propostas iniciais e das atualizações do projeto de ensino, busca-se relacionar características dos grupos formados por alunos oriundos da Graduação em Artes Cênicas e o conceito de direcionalidade, conforme proposto por Tenenblat (2015). Palavras-chave: Teatro de Grupo. Formação de atores. Matula Teatro. Graduação em Artes Cênicas/ Unicamp.  

Biografia do Autor

Maria Alice Possani, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. Departamento de Artes Cênicas, Unicamp, com atuação nas áreas de Direção Teatral, Extensão Universitária, Interpretação e Produção Cultural.

Referências

FABRINI, Verônica. Histórico do Departamento de Artes Cênicas. Vídeo (7 minutos). Publicado no canal do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c7J7DjzKjKU. Acesso em 24 abr. 2021.

LOPES, Melissa dos Santos. Ver além da máscara. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2006. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284110. Acesso em: 30 mar. 2021.

LOPES, Melissa dos Santos. Território Cênico de encontros íntimos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285237. Acesso em: 30 mar. 2021.

OKAMOTO, Eduardo. Acham mesmo que não valia a pena? - Imitação de Corporeidades observadas em moradores de rua. Relatório (Iniciação Científica) - Bacharelado em Artes Cênicas, Instituto de Artes da Unicamp, Campinas, 2001.

OKAMOTO, Eduardo. O ator montador. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284815. Acesso em: 30 mar. 2021.

OLIVEIRA, Erika Cunha Rizza de. Front(eiras): dramaturgias entre o real e o imaginário. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/320842. Acesso em: 30 mar. 2021.

OLIVEIRA, Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira. Dramaturgias de Fronteira. Relatório (Pós-doutorado) - Programa Nacional de Pós-Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, IA/UNICAMP, 2018-2020.

POSSANI, Maria Alice. Poeiras da Estrada: rastro para pensar o trabalho do ator sobre si. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284561. Acesso em: Acesso em: 30 mar. 2021.

POSSANI, Maria Alice. O ator em jogo: tessituras entre corpo, cena e cidade. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2017. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332040. Acesso em: 30 mar. 2021.

TADEU, Márcio; CARDOSO, Heloísa; FABRINI, Verônica. Mesa de debates "Memórias do Ensino e da Cena, entre materiais e manufaturas”, realizada em 14 de janeiro de 2021. Vídeo (2 horas e 9 minutos). Publicado no Canal do Laboratório de Produção e Ação Cultural do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xmI7tfIyuUs&t=2003s). Acesso em: 24 abr. 2021.

TENENBLAT, Nitza. Direção e direcionalidade na criação em coletivo. Ilinx - Revista do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, Campinas, n.7, p. 1-9. agosto de 2015. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/334/294+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 30 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos