Sobre a Revista
Foco e Escopo
FOCO E ESCOPO: A equipe editorial da Revista Rebento assume como prioridade a publicação de pesquisas acadêmicas e artísticas originais e inéditas, resultantes do trabalho de artistas-educadores-pesquisadores nacionais e internacionais. Junto a essa produção de textos e ensaios visuais inéditos, são incluídas republicações de textos essenciais às áreas integrantes dessa Revista de caráter interdisciplinar, em especial, Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação.
MISSÃO: Criar uma plataforma de divulgação de saberes no campo das Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação, de modo a fortalecer o encontro entre pesquisa e criação artística, contribuindo para a circulação de conhecimentos e o amplo acesso à produção nacional e internacional.
A Revista Rebento é de acesso aberto e não pratica nenhum tipo de cobrança na submissão e processamento editorial.
São publicados na Revista Rebento artigos, ensaios visuais, escritos de artistas, processos criativos, resenhas, traduções, entrevistas, podcasts e traduções originais e inéditas, bem como republicações de textos essenciais às áreas abrangidas pela Revista. Essa produção, resultante de pesquisas artísticas e acadêmicas de artistas-professores-pesquisadores nacionais e internacionais, são publicadas em suas respectivas seções ou, de acordo com a especificidade da edição, congregadas em dossiês.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos as publicações passarão pelo processo de avaliação cega por pares e pela revisão criteriosa. Serão pareceristas da revista Rebento pesquisadores(as) reconhecidos(as) nas áreas de das Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação, respeitando as posições expressas nos artigos e sem a divulgação dos(as) autores(as) dos trabalhos submetidos. A publicação está atenta às discussões sobre ciênica aberta e acesso amplo de dados. Prevê-se o prazo máximo de seis meses da submissão à publicação.
Periodicidade
A revista Rebento é uma publicação semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização e circulação do conhecimento.
Armazenamento e acesso
A Revista Rebento está registrada no Diretório Diadorime. integra a Rede DORA.
Sponsors
Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp - PPGA IA/Unesp-SP
Departamento de Artes Cênicas - DAC do Instituto de Artes da Unesp
Histórico do periódico
A Revista Rebento foi criada em 2010, no extinto Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Unesp (DACEFC/ IA-Unesp), em São Paulo, com o nome Rebento - Revista de Artes do Espetáculo. Nasceu do impulso de seus coordenadores editoriais, Profs. Drs. Alexandre Luiz Mate e Mário Bolognesi, ao lado de outros pesquisadores e docentes do Departamento, responsáveis também por sua continuidade nos primeiros seis anos.
A partir de 2017, o lançamento das edições tornou-se semestral, alterando o caráter anual, em vigor desde sua fundação. O volume de número 5 (de 2015) foi o ultimo em que a Rebento teve edições em papel e em versão digital. De início um dos expoentes do Portal de História do Teatro sem Cortinas, hoje integra o Portal de Periódicos do IA (http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento).
A orientação das edições da Rebento é temática, referindo-se de início ao escopo dos eventos realizados no Instituto de Artes. Em 2010, o volume de estreia da Rebento, com 92 páginas, apresenta textos derivados dos encontros da I Semana de Estudos Teatrais, intitulada “Persona & Personagem” (de 2008). Em 2011, o volume 2 da revista, com 99 páginas, resultou da II Semana, intitulada “Dramaturgia: As Tessituras da Cena” (de 2010). Em 2012, o volume 3 registrou a III Semana, “As formas Fora da Forma” (de 2011). O volume 4, com 192 páginas, relacionou-se à IV Semana, “As Urdiduras da Performance” (de 2012). O volume 5 reuniu as Semanas realizadas em 2013 e 2014, articulando os assuntos “A Força do Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo” (tema da V Semana, de 2013) e “A Força do Teatro de Grupo no Brasil” (objeto da VI Semana, de 2014).
Analisando esse corpus, o sujeito teatro de grupo emerge como motivador das principais discussões e explorações práxicas, assim como a interlocução entre docentes, pesquisadores independentes e artistas da cena teatral, entrecruzando as visões daqueles e daquelas oriundos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unesp a outros pontos de vista, nascidos de experiências várias no campo teatral.
A partir de 2015, quando não resultantes das Semanas, os textos encontraram estreita relação com a produção contemporânea em artes, em diálogo com modalidades do fazer artístico historicamente de resistência à formas mais hegemônicas.
A linha editorial da Revista Rebento tem como característica inaugural a ênfase nos processos de criação e no registro dos próprios realizadores, em composição a outras produções textuais de natureza mais teórica. Mantém ao longo dos anos a escuta aberta à diversidade característica do conjunto de sujeitos envolvidos nas práticas artísticas, sustentando as colaborações discente e docente dos cursos Graduação e Pós-Graduação do IA/Unesp. Exemplifica, assim, o fértil cruzamento entre criação artística, pesquisa científica e formação acadêmica em nível de Graduação e Pós- Graduação.
A Rebento inaugurou em 2017 sua edição eletrônica e ingressou no Portal SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, do Ibict (determinando novos procedimentos de submissão, avaliação, diagramação e difusão). No mesmo ano, foram efetuadas revisões na periodicidade (de anual para semestral), na estrutura administrativa (na Coordenação Editorial) e no comitê científico (nos Conselhos Editorial e Consultivo) da revista. O novo desenho atendeu à ampliação da proposta da Rebento e às mudanças no campo das artes, incluindo as recentes políticas editorias para a produção científica nacional.
A atualização do periódico determinou ainda o estreitamento de sua relação com as pesquisas em Pós-Graduação, integrando-se ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp e atravessando, assim, fronteiras que limitam os espaços da criação artística, do ensino das artes e da ação cultural, assim como entre as Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação.
O novo perfil da Revista Rebento, que se configura a partir de 2017, persegue o projeto de concretização de uma publicação acadêmica revisada por pares e relevante para o aprimoramento da pesquisa e prática em Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/Educação no Brasil; estreitando o diálogo desses campos com outros setores sociais, culturais e acadêmicos e interligando contextos nacional e internacional. Embora voltada à análise teórica, a publicação busca fortalecer conexões entre sínteses reflexivas, práticas artísticas e experiências vivenciadas. Juntamente com a ênfase textual, a publicação procura empregar recursos visuais que também representem a produção e a pesquisa acadêmica em artes. Desenha-se, portanto, um periódico interdisciplinar, que se constitui como fórum de debate que contemple teorias críticas, práticas transculturais, processos criativos híbridos, identidades de gênero e raça/etnia, questões de fundo social, arte/educação e metodologias de pesquisa baseadas em artes.