Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Só serão aceitas e avaliadas as contribuições convergentes ao perfil e formato definidos pela linha editorial da Revista Rebento.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  •  Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Todas as modalidades de contribuição (artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista, processos criativos e ensaios visuais) devem se adequar estritamente às normas descritas nas Diretrizes para Autores, inclusive as regras relativas ao envio de imagens (conferir nas diretrizes para autores o item "Detalhamento sobre a formatação de imagens").
    .
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Todos os textos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e estilística. A equipe editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do revisor sem justificação razoável.
  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

    Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.

  • Serão consideradas  produções submetidas apenas, os artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista, processos criativos e ensaios visuais que cumprirem todas as normas gerais aqui descritas
  • O conteúdo das submissões é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Diretrizes para Autores

Normas para produção e submissão de:
Artigos / Entrevistas / Traduções / Resenhas / Escritos de Artistas / Ensaios visuais / Processos criativos

As contribuições podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol. 

Em todas as modalidades de texto (artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista, processo criativo), o conteúdo deve ser submetido em Word for Windows, OpenOffice ou RTF (extensão .doc ou .docx), seguindo as especificações de formatação e composição do item 2. Os textos não devem exceder o número de palavras correspondente ao tipo de contribuição, descrito no item 3.

 1.            Encaminhamento dos artigos/trabalhos

Os artigos enviados para publicação devem ser originais inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

1.1.            A submissão dos artigos será através da plataforma do SEER:

1.1.1.      Os artigos serão submetidos aos pareceristas em sistema “avaliação cega”, ou seja, sem identificação dos autores.

1.1.2.      A submissão dos artigos consiste em cinco passos:
PASSO 1 – Início        
PASSO 2 - Inclusão de Metadados   
PASSO 3 – Transferência do Manuscrito   
PASSO 4 – Transferência de Documentos Suplementares          
PASSO 5 – Confirmação.

Dúvidas no processo de submissão consulte tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS do IBICT em: http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores.

 

2.                  Instruções para preparação de artigos

2.1.            O artigo deve se submetido em Word for Windows, OpenOffice ou RTF (extensão .doc ou .docx), seguindo as especificações de formatação e composição que se segue:

2.2.            Tamanho do artigo: O artigo deve conter entre 4.000 e 10.000 palavras (não incluir as referências nessa contagem); papel tamanho A4; margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2 cm.

2.3.            Título: Fonte Times New Roman, tamanho 13, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixas, com exceção dos nomes próprios. 

2.4.            Resumo: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Texto de 100 a 250 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto, precedido da palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.5.           Palavras-chave: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o resumo. Precedidas da expressão Palavras-chave em negrito: contendo de 3 a 5 expressões que identifique o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final e finalizadas também por ponto. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.6.           Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado. Para destaque tipográfico no texto utilizar o itálico.

2.7.           Título em língua inglesa: Fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixa, com exceção dos nomes próprios.

2.8.           Abstract: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Versão do resumo em inglês.

2.9.        Keywords: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o abstract. Versão das palavras-chave em inglês.

2.10.        Referências: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, alinhamento à margem esquerda do texto, utilizando o negrito como destaque tipográfico para indicação do título do documento. A lista de referência deve estar organizada em ordem alfabética e cronológica, indicando os autores citados no texto. Precedido do título da seção REFERÊNCIAS, em caixa alta e em negrito.

 

3.                Outras publicações

3.1.            Ensaios Visuais: Devem ser resultantes de consistentes pesquisas artísticas também originais e inéditos. Devem compreender 8 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

3.2.            Notas de Processos: O registro e a reflexão de Processos Criativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/Educação determinam essa seção.  Os textos  devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords. 

3.3.            Resenhas: Podem derivar de produções nacionais e internacionais publicadas nos últimos 24 meses. Devem ter  até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo/abstract, palavras-chave/keywords e a versão do título em inglês.     

3.4.            Entrevistas: Obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

3.5.            Traduções: Devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.


4.      Outras informações

4.1.            Indicativos de seção: A numeração deve ser apresentada conforme a NBR 6024. Para o indicativo da seção devem ser utilizados algarismos arábicos na numeração, com alinhamento a margem esquerda, limitando-se até a seção quinária, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento de 1,5 e justificado. Exemplos das indicações de seção:
Seção primária: 1       Seção secundária: 1.1            Seção terciária: 1.1.1 Seção quaternária: 1.1.1.1
Seção quinaria: 1.1.1.1.1

4.2.          Citações: Devem ser apresentadas conforme a NBR 10520 da ABNT. As citações devem ser indicadas pelo sistema de chamada autor-data.

4.2.1.      Tipos de citação: As citações podem ser diretas e indiretas.

4.2.1.1.   Citação direta: transcrição textual de parte da obra consultada - é obrigatório indicar a página consultada.

4.2.1.2.   Citação indireta: texto baseado na obra consultada – opcionalmente pode-se indicar a página consultada.

4.2.2.      Citação na sentença: a indicação da responsabilidade da obra deve ser em letras maiúsculas e minúsculas, precedida da indicação do ano e página da obra.

Exemplo: Conforme Desgranges (2003, p. 95) “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.”

4.2.3.      Citação pós-sentença: a indicação do responsável pela obra é feita entre parênteses e a letras em maiúsculas, precedida do ano e página.

Exemplo: “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.” (DESGRANGES, 2003, p. 95).

4.2.4.      Citações de até três linhas: deve estar contida entre aspas duplas (“  ”), utilizar aspas simples para indicar citação contida na citação.

4.2.5.      Citações com mais de três linhas: Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e sem aspas.

4.3.            Notas de rodapé: A numeração é feita em algarismos arábicos, fonte Times New Roman tamanho 11, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:
No texto:
Os pais estão sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculação escolar ou vinculação profissional.1
 

No rodapé da página:

____________________
1 Sobre essa opção dramática, ver também Morice (1996, p. 269-290).

4.4.            Siglas: quando aparecerem pela primeira vez no texto, apresentar a forma completa do nome precedida da sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.5.            Ilustrações: Deve ser seguida a norma 6022 da ABNT. Qualquer que seja seu tipo (desenho, figura, fluxograma quadros e outros), sua indicação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem, em algarismo arábico, dispensando consulta ao texto, e da fonte, fonte Time New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e centralizado. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens. O autor deverá providenciar as imagens que queira incluir em seu texto e fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão.
As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem). Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale). Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma SEER/OJS.

Obs.: somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito e separado do título/legenda por um “-” (hífen).

Exemplo: Figura 1 – Título/legenda da figura

4.6.            Referências: Devem seguir as instruções da norma 6023 da ABNT. Todas as referências deverão ser alinhadas à margem esquerda, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, para indicação do título utilizar o destaque negrito para cada obra referenciada.

Seguem, abaixo, alguns exemplos-base:

Livro:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Exemplo 1:
STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Exemplo 2:
FERREIRA, Diego Silveira Coelho; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Ermínia. Segurança no circo: questão de prioridade. Várzea Paulista: Fontoura, 2015. 240 p.

Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR/EDITOR, Nome (Org./Ed.). Título do livro : subtítulo. Edição. Cidade: Editora, ano.  p. X- XX (página inicial e final separadas por hífen).

Exemplo 3:
TARBUCK, E. J. Fossil evidence. In: ______. The theory of plate tectonics. Tijeras: TASA, 1996. p. 101-156.

Exemplo 4:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico, Cidade de publicação, volume, número, p. X-XX-0, mês (se houver). Ano.

Exemplo 5:
COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131- 148,1998.

Trabalhos publicados em eventos:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde foi realizado o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. X-XX

Exemplo 6:
CONGRESSO SOJA BRASILEIRA – REALIDADE E PERSPECTIVAS, 1976, Porto Alegre. Soja brasileira: realidade e perspectivas: produção, comercialização, industrialização, consumo: anais. Porto Alegre: FECOTRIGO, [1976?]. 178 p.

Exemplo 7:
ORLANDO FILHO, J.; LEME, E. J de A. Utilização agrícola dos resíduos a agroindústria canavieira. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 2., 1984, Brasília. Anais... Porto Alegre: UFRGS – Centro de Tecnologia, 1996. p. 29-39.

Teses e dissertações: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação: sutítulo. Ano de depósito. Número de volumes, páginas ou folhas. Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de (ou) Instituto de ..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo 8:
MOURA, P. C. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. 189f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.

Documentos em meio eletrônico:

ENTIDADE RESPONSÁVEL. Título. Notas. Disponível em: < http://url de acesso >. Acesso em: dia mês ano.

Exemplo 9:
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Três, 1984. Disponível em: < http://users.cmg.com.br/~secult/ >. Acesso em: 4 jun. 2001.

Filmes:

TÍTULO completo. Direção:.... Produção:....... Roteiro:..... Intérpretes:........ Música:.... (indicação de responsabilidades relevantes, todos os nomes na ordem direta: Diretor, Produtor, Realizador, Roteirista, outros.) Coordenação: (se houver). Cidade: Produtora, Distribuidora, ano. Especificação do suporte com detalhes, características físicas, duração em minutos, sonoro ou mudo, legendas e gravação. (Série ou Coleção). Notas.

Exemplo 10:
OS GIRASSÓIS da Rússia. Direção de Vittorio de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969. 1 fita de vídeo (102 min), son., color., VHS, v.o. italiana, leg. português.

 

Em caso de dúvidas, acesse a página da Biblioteca do Instituto de Artes, com a súmula das normas da ABNT para citações e referências bibliográficas em:

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/citacao_2017.pdf

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/referencias_2017.pdf

 

Ou ainda, poderá enviar um e-mail com suas dúvidas para: periodicos@ia.unesp.br



Ensaios Visuais

Os Ensaios Visuais devem ser resultantes de consistentes pesquisas artísticas também originais e inéditos. Devem compreender 8 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

Relatos de experiência

A secão destina-se às contribuições da Edição 13, incluindo materiais que relatam experiênicas pedagógicas, nos ensinos formal e informal e na prática cênica. Fica a críério d@ autor(a/e) a designicação do materlal nos formatos de textos escritos (em forma ficcional ou ensaística), ensaios visuais, registros audiovisuais (de atividades docentes ou processos criativos derivados de aulas), entrevistas, manifestos, traduções e narrativas de processos; aplicando-se as regras editoriais de publicação da Rebento adeuqdas a cada caso.

Entrevistas

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

Notas de Processos

O registro e a reflexão de Processos Criativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/Educação determinam essa seção.  Os textos  devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords. 

Resenhas

As resenhas podem derivar de produções nacionais e internacionais publicadas nos últimos 24 meses. Devem ter  até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo/abstract, palavras-chave/keywords e a versão do título em inglês.     

Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

Artigos

Normas para produção e submissão de artigos

 1.  Encaminhamento dos artigos/trabalhos

Os artigos enviados para publicação devem ser originais inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

1.1.   A submissão dos artigos será através da plataforma do SEER:

1.1.1.   Os artigos serão submetidos aos pareceristas em sistema “avaliação cega”, ou seja, sem identificação dos autores.

1.1.2.   A submissão dos artigos consiste em cinco passos:
PASSO 1 – Início        
PASSO 2 - Inclusão de Metadados   
PASSO 3 – Transferência do Manuscrito   
PASSO 4 – Transferência de Documentos Suplementares          
PASSO 5 – Confirmação.

Dúvidas no processo de submissão consulte tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS do IBICT em: http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores.


2.     Instruções para preparação de artigos

2.1.   O artigo deve se submetido em Word for Windows, OpenOffice ou RTF (extensão .doc ou .docx), seguindo as especificações de formatação e composição que se segue:

2.2.   Tamanho do artigo: O artigo deve conter entre 4.000 e 10.000 palavras (não incluir as referências nessa contagem); papel tamanho A4; margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2 cm.

2.3.   Título: Fonte Times New Roman, tamanho 13, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixas, com exceção dos nomes próprios.

2.4.    Nome(s) do(s) autor(es): Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5 entrelinhas, alinhado a direita e não negritado, utilizando caixa alta/caixa baixa. A cada autor inserir um asterisco e indicar no rodapé os seguintes dados: titulação, nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação; instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país; Endereço completo para correspondência; Endereço eletrônico para contato (ambos para serem divulgados publicamente).  

2.5.    Resumo: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Texto de 100 a 250 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto, precedido da palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.6.   Palavras-chave: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o resumo. Precedidas da expressão Palavras-chave em negrito: contendo de 3 a 5 expressões que identifique o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final e finalizadas também por ponto. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.7.   Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado. Para destaque tipográfico no texto utilizar o itálico.

2.8.    Título em língua inglesa: Fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixa, com exceção dos nomes próprios.

2.9.     Abstract: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Versão do resumo em inglês.

2.10.   Keywords: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o abstract. Versão das palavras-chave em inglês.

2.11.    Referências: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, alinhamento à margem esquerda do texto, utilizando o negrito como destaque tipográfico para indicação do título do documento. A lista de referência deve estar organizada em ordem alfabética e cronológica, indicando os autores citados no texto. Precedido do título da seção REFERÊNCIAS, em caixa alta e em negrito.


3.   Outras informações

3.1.    Indicativos de seção: A numeração deve ser apresentada conforme a NBR 6024. Para o indicativo da seção devem ser utilizados algarismos arábicos na numeração, com alinhamento a margem esquerda, limitando-se até a seção quinária, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento de 1,5 e justificado. Exemplos das indicações de seção:
Seção primária: 1      
Seção secundária: 1.1           
Seção terciária: 1.1.1
Seção quaternária: 1.1.1.1
Seção quinaria: 1.1.1.1.1

3.2.    Citações: Devem ser apresentadas conforme a NBR 10520 da ABNT. As citações devem ser indicadas pelo sistema de chamada autor-data.

3.2.1.   Tipos de citação: As citações podem ser diretas e indiretas.

3.2.1.1.  Citação direta: transcrição textual de parte da obra consultada - é obrigatório indicar a página consultada.

3.2.1.2.   Citação indireta: texto baseado na obra consultada – opcionalmente pode-se indicar a página consultada.

3.2.2.   Citação na sentença: a indicação da responsabilidade da obra deve ser em letras maiúsculas e minúsculas, precedida da indicação do ano e página da obra.

Exemplo: Conforme Desgranges (2003, p. 95) “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.”

3.2.3.   Citação pós-sentença: a indicação do responsável pela obra é feita entre parênteses e a letras em maiúsculas, precedida do ano e página.

Exemplo: “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.” (DESGRANGES, 2003, p. 95).

3.2.4.   Citações de até três linhas: deve estar contida entre aspas duplas (“  ”), utilizar aspas simples para indicar citação contida na citação.

3.2.5.   Citações com mais de três linhas: Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e sem aspas.

3.3.     Notas de rodapé: A numeração é feita em algarismos arábicos, fonte Times New Roman tamanho 11, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:
No texto:
Os pais estão sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculação escolar ou vinculação profissional.1

No rodapé da página:

____________________
1 Sobre essa opção dramática, ver também Morice (1996, p. 269-290).

 

3.4.    Siglas: quando aparecerem pela primeira vez no texto, apresentar a forma completa do nome precedida da sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3.5.    Ilustrações: Deve ser seguida a norma 6022 da ABNT. Qualquer que seja seu tipo (desenho, figura, fluxograma quadros e outros), sua indicação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem, em algarismo arábico, dispensando consulta ao texto, e da fonte, fonte Time New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e centralizado. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens. O autor deverá providenciar as imagens que queira incluir em seu texto e fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão.
As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem). Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale). Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma SEER/OJS.

Obs.: somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito e separado do título/legenda por um “-” (hífen).

Exemplo: Figura 1 – Título/legenda da figura

3.6.   Referências: Devem seguir as instruções da norma 6023 da ABNT. Todas as referências deverão ser alinhadas à margem esquerda, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, para indicação do título utilizar o destaque negrito para cada obra referenciada.

Seguem, abaixo, alguns exemplos-base:

Livro:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Exemplo 1:
STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Exemplo 2:
FERREIRA, Diego Silveira Coelho; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Ermínia. Segurança no circo: questão de prioridade. Várzea Paulista: Fontoura, 2015. 240 p.

Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR/EDITOR, Nome (Org./Ed.). Título do livro : subtítulo. Edição. Cidade: Editora, ano.  p. X- XX (página inicial e final separadas por hífen).

Exemplo 3:
TARBUCK, E. J. Fossil evidence. In: ______. The theory of plate tectonics. Tijeras: TASA, 1996. p. 101-156.

Exemplo 4:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.


Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico, Cidade de publicação, volume, número, p. X-XX-0, mês (se houver). Ano.

Exemplo 5:
COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131- 148,1998.


Trabalhos publicados em eventos:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde foi realizado o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. X-XX

Exemplo 6:
CONGRESSO SOJA BRASILEIRA – REALIDADE E PERSPECTIVAS, 1976, Porto Alegre. Soja brasileira: realidade e perspectivas: produção, comercialização, industrialização, consumo: anais. Porto Alegre: FECOTRIGO, [1976?]. 178 p.

Exemplo 7:
ORLANDO FILHO, J.; LEME, E. J de A. Utilização agrícola dos resíduos a agroindústria canavieira. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 2., 1984, Brasília. Anais... Porto Alegre: UFRGS – Centro de Tecnologia, 1996. p. 29-39.


Teses e dissertações: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação: sutítulo. Ano de depósito. Número de volumes, páginas ou folhas. Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de (ou) Instituto de ..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo 8:
MOURA, P. C. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. 189f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.

Documentos em meio eletrônico:

ENTIDADE RESPONSÁVEL. Título. Notas. Disponível em: < http://url de acesso >. Acesso em: dia mês ano.

Exemplo 9:
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Três, 1984. Disponível em: < http://users.cmg.com.br/~secult/ >. Acesso em: 4 jun. 2001.


Filmes:

TÍTULO completo. Direção:.... Produção:....... Roteiro:..... Intérpretes:........ Música:.... (indicação de responsabilidades relevantes, todos os nomes na ordem direta: Diretor, Produtor, Realizador, Roteirista, outros.) Coordenação: (se houver). Cidade: Produtora, Distribuidora, ano. Especificação do suporte com detalhes, características físicas, duração em minutos, sonoro ou mudo, legendas e gravação. (Série ou Coleção). Notas.

Exemplo 10:
OS GIRASSÓIS da Rússia. Direção de Vittorio de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969. 1 fita de vídeo (102 min), son., color., VHS, v.o. italiana, leg. português.

 

Em caso de dúvidas, acesse a página da Biblioteca do Instituto de Artes, com a súmula das normas da ABNT para citações e referências bibliográficas em:

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/citacao_2017.pdf

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/referencias_2017.pdf

 

Ou ainda, poderá enviar um e-mail com suas dúvidas para: periodicos@ia.unesp.br

Dramaturgias

A seção aceita dramaturgias e experimentos em escritas para cena teatral, dança e performance.

Fluxo Contínuo

Artigos em formatos variados publicados em fluxo contínuo

Caderno de Artista

Documentos de processo que trazem para a pesquisa científica relatos e análises sobre aspectos da criação, fortalecendo o vínculo entre pesquisa bibliográfica e realtos de experiência.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.