Sarau Virtual: arte e resistência no entre das telas
Resumo
O presente relato busca compartilhar a experiência do Curso de Extensão Sarau Virtual, organizado e promovido no ano de 2020 por docentes do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha , Universidade Federal de São Paulo. Oferecido de forma online pela plataforma Google Meet à jovens e adultos/as interessados na temática arte e infância, o Sarau Virtual objetivou promover um espaço de escuta, encontros, vivências e manifestações artísticas, entrelaçando arte e infância, permitindo ao grupo de participantes a ampliação do repertório, formação estética, poética, arteira e "crianceira". Construído com atenção especial aos profissionais da educação da infância, o Curso de Extensão Sarau Virtual buscou provocar e mobilizar pensamentos e ações, considerando a arte enquanto potência para as produções e experiências que perpassam e conectam corpo, cultura e todas as dimensões do ser humano. Observamos aqui como cada encontro, mediado por uma convidada/convidado externo, com temáticas e artistas homenageadas/homenageados (entre elas, “A arte que me toca”; “Conceição Evaristo”; “Franz Krajcberg”; “Família” e “Esopo e suas fábulas”), gerou manifestações artísticas relacionadas às histórias de vida das e dos participantes e possibilitou o estabelecimento de parcerias entre diferentes instituições e profissionais de distintas áreas e especialidades. Ao longo dos encontros, as e os participantes manifestaram a arte por meio de poemas, desenhos, canções, dramatizações e composições, de modo que o Sarau Virtual se constituiu como uma experiência coletiva, de partilha, criações e conexões de corpos no entre das telas. Palavras chave: Sarau artístico virtual. Arte e infância. Experiência coletiva. Prática extensionista.Referências
ARAÚJO, Luiz Donizete Pinto. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.
BARROS, Manoel. Matéria de Poesia. Rio de Janeiro: Record, 2001.
BUTZKE, Ítalo. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Foto-grafando Infâncias: experiências imagéticas e poéticas e currículo na educação infantil. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2019.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. trajetórias poéticas por entre formação, arte e escola básica. In: RIBETTO, A. políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculo). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014. p. 34-47.
EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2018.
EVARISTO, Conceição. "Gênero e Etnia: uma escre(vivência) de dupla face”. In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Eliane (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005, v. 1, p. 201-212.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GIL, Gilberto; DOMINGUINHOS. Tenho Sede. In: Refazenda, Prod. Mazzola, Rio de Janeiro: Warner Music, 1975.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2014.
GALLO, Silvio. mínimo múltiplo comum. In: RIBETTO, A. políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculo). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014. p. 20-33.
GUATTARI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
GUERRA, Débora. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.
HAUSSMANN, Helen de Campos. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.
PRADO, Patrícia D.; GOETTEMS, Milene B.. Educação Infantil: tempos e espaços para danças e infâncias. Revista Chilena de Pedagogía, 2019, Vol. 1(1), p. 36-53. Disponível em: https://revistadepedagogia.uchile.cl/index.php/RCHP/article/view/55631. Acesso em: 05 abr. 2021.
PROENÇA, Éder. Escritos avaliativos, 2021. Material não publicado.
TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade. Dossiê Gilles Deleuze. Porto Alegre, v.27, n.2, p.47-58, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25915. Acesso em: 05 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.