Sarau Virtual: arte e resistência no entre das telas

Autores

  • Andréia Regina de Oliveira Camargo Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Ítalo Butzke Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha
  • Thaise Vieira de Araujo Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Resumo

O presente relato busca compartilhar a experiência do Curso de Extensão Sarau Virtual, organizado e promovido no ano de 2020 por docentes do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha , Universidade Federal de São Paulo. Oferecido de forma online pela plataforma Google Meet à jovens e adultos/as interessados na temática arte e infância, o Sarau Virtual objetivou promover um espaço de escuta, encontros, vivências e manifestações artísticas, entrelaçando arte e infância, permitindo ao grupo de participantes a ampliação do repertório, formação estética, poética, arteira e "crianceira". Construído com atenção especial aos profissionais da educação da infância, o Curso de Extensão Sarau Virtual buscou provocar e mobilizar pensamentos e ações, considerando a arte enquanto potência para as produções e experiências que perpassam e conectam corpo, cultura e todas as dimensões do ser humano. Observamos aqui como cada encontro, mediado por uma convidada/convidado externo, com temáticas e artistas homenageadas/homenageados (entre elas, “A arte que me toca”; “Conceição Evaristo”; “Franz Krajcberg”; “Família” e “Esopo e suas fábulas”), gerou manifestações artísticas relacionadas às histórias de vida das e dos participantes e possibilitou o estabelecimento de parcerias entre diferentes instituições e profissionais de distintas áreas e especialidades. Ao longo dos encontros, as e os participantes manifestaram a arte por meio de poemas, desenhos, canções, dramatizações e composições, de modo que o Sarau Virtual se constituiu como uma experiência coletiva, de partilha, criações e conexões de corpos no entre das telas. Palavras chave: Sarau artístico virtual. Arte e infância. Experiência coletiva. Prática extensionista.

Biografia do Autor

Andréia Regina de Oliveira Camargo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro. Atualmente é Professora EBTT no Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e pós-doutoranda na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba. Pesquisadora do Grupo de pesquisa "IMAGO: Laboratório da Imagem, Experiência e Cri@ção" da UNESP de Rio Claro, do "CRIEI - Grupo de pesquisas e estudos a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância", da UFScar campus Sorocaba e do "Acriançar - Grupo de pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias" da UNIFESP. Membro do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar campus Sorocaba. Membro do Fórum de Educação Infantil de Sorocaba e região - FEISor.

Ítalo Butzke, Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha

Mestrando em Artes da Cena no Célia Helena, especialista em Contação de História pela Casa Tombada e graduado em Educação Artística. É Artista-educador no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - UNIFESP. Membro do Grupo de pesquisa “Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da(s) Infância(s) – CRIEI, e do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, do Departamento de Ciências Humanas e Educação, ambos da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Além disso, integra o Grupo de Pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias - Acriançar, do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - Universidade Federal de São Paulo.

Thaise Vieira de Araujo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2010) e mestrado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2015). É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - UNIFESP, desde 2016. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar - So. Integrante do Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) da UFSCar - campus Sorocaba, Grupo de Estudos sobre e com Bebês, Crianças e Infâncias (ACRIANÇAR) do NEI Paulistinha - Unifesp e colaboradora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE) da FFCLRP - USP. Atua na área de estudos e pesquisas sobre Educação Infantil; Educação Infantil do Campo; Gestão Educacional; Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

Referências

ARAÚJO, Luiz Donizete Pinto. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.

BARROS, Manoel. Matéria de Poesia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

BUTZKE, Ítalo. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.

CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Foto-grafando Infâncias: experiências imagéticas e poéticas e currículo na educação infantil. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2019.

CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. trajetórias poéticas por entre formação, arte e escola básica. In: RIBETTO, A. políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculo). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014. p. 34-47.

EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2018.

EVARISTO, Conceição. "Gênero e Etnia: uma escre(vivência) de dupla face”. In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Eliane (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005, v. 1, p. 201-212.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GIL, Gilberto; DOMINGUINHOS. Tenho Sede. In: Refazenda, Prod. Mazzola, Rio de Janeiro: Warner Music, 1975.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2014.

GALLO, Silvio. mínimo múltiplo comum. In: RIBETTO, A. políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculo). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014. p. 20-33.

GUATTARI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

GUERRA, Débora. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.

HAUSSMANN, Helen de Campos. Escritos avaliativos, 2020. Material não publicado.

PRADO, Patrícia D.; GOETTEMS, Milene B.. Educação Infantil: tempos e espaços para danças e infâncias. Revista Chilena de Pedagogía, 2019, Vol. 1(1), p. 36-53. Disponível em: https://revistadepedagogia.uchile.cl/index.php/RCHP/article/view/55631. Acesso em: 05 abr. 2021.

PROENÇA, Éder. Escritos avaliativos, 2021. Material não publicado.

TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade. Dossiê Gilles Deleuze. Porto Alegre, v.27, n.2, p.47-58, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25915. Acesso em: 05 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos