Edições anteriores

  • As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: entre emergentes e periféricos
    n. 17 (2023)

    A edição 17 da revista Rebento traz o dossiê intitulado “As ondas dos coletivos de artistas visuais no Brasil: entre emergentes e periféricos”, que busca ampliar e o aprofundar o debate crítico acerca das atividades artísticas e culturais coletivizadas realizadas no Brasil e suas práticas colaborativas, com foco nas Artes Visuais – e em seu diálogo (ou fricção) com práticas artísticas internacionais, contemporâneas ou históricas, bem como com discursos e práticas políticas ligadas aos movimentos sociais.
  • esboços leves de figuras humanas em traços de desenho em preto, sobre fundo vermelhor vibrante. Escritos em branco, com título da edição - "O desfile das teatraldiades marginais coletivas e peroféricas: disputas e encontros no teatro de grupo", acima do logo da Rveitsa REBENTO e do número da edição (no. 15).

    O desfile das teatralidades marginais coletivas e periféricas: disputas e encontros no teatro de grupo
    n. 16 (2023)

    A proposta desta edição, intitulada "O desfile das teatralidades marginais coletivas e periféricas: disputas e encontros no teatro de grupo" é refletir sobre a presença do teatro de grupo na cena brasileira, poeticamente descrito como um desfile de escola de samba: no movimento do teatro de grupo, dançam, cantam e batucam na avenida inúmeros foliões; muitas alas - animadas por variadas vozes - em diferentes formas de organização; destaques e gente comum pisando o mesmo chão e ocupando as ruas e avenidas das cidades, num fenômeno pulsante e vivo.
  • Sensações, emoções e afetos: possibilidades do sentir nas performatividades e visualidades contemporâneas
    n. 15 (2021)

    A edição almeja contribuir para os debates sobre os modos do sentir em diversos âmbitos da criação artística. Os textos e outros registros que compõem essa edição abordam os afetos gerados nos processos de criação, na recepção das obras e nas reverberações teóricas nas diversas linguagens artísticas. Para isso, investiga a compreensão de que todos os elementos compositivos afetam-se reciprocamente, gerando múltiplas formas de sentir que podem ser organizadas por cada um dos elementos chamados à produção de sentidos. No caso do teatro, a afetação pode ser convocada pelo desenho da luz, pelas sonoridades, pela presença e ação cênica, pela ceno- grafia, pelos figurinos, pela ordenação do conjunto, pelas textualidades e assim por diante.
  • Revista Rebento no. 14 - Para resistir juntos: artes, universidade e formas de criação compartilhada

    n. 14 (2021)

    Esta terceira edição durante o período pandêmico forma um tríptico de publicações voltadas à permanência inter-relacionada das produções acadêmicas, artísticas e de extensão. Na edição 12, diante do choque da Pandemia, exigindo inventividade exacerbada, as reflexões deram corpo ao tema Distopias, Utopias e outros Tópos em Tempos de Peste. No número 13, com o mote Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes, foi materializada a proposta de investigar as idiossincrasias e desafios para as práticas cênicas por via remota, sobretudo aquelas especificamente direcionadas às ações formativas. Imaginamos, com o presente número 14 da Rebento, contribuir para o levantamento do protagonismo da instituição acadêmica no acolhimento de docentes pesquisadores(as)-artistas e de coletivos que, em integração ao cenário profissional, aportam modos de pensar e de fazer coerentes com as inquietações de investigação e de reinvenção das linguagens, nutridos pelo estudo acadêmico e pelo interesse experimental que se dissemina na universidade. Quais seriam as perspectivas que emergem a respeito da produção de perspectiva coletiva, em termos dos seus integrantes, interesses e processos artísticos, diante da oferta de cursos em nível superior nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais, e da abertura das instituições acadêmicas a uma maior diversidade de sujeitos? Quais formas de criação compartilhada têm sido geradas no cruzamento entre artes e universidade?
  • Rebento 13 - Dossiê Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes. Capa com ilustração de Katia Fiera sobre fundo verde, logotipo da revista e data de publicação (Jul-Dez 2020)

    n. 13 (2020)

    A Revista Rebento - 13, intitulada Aquele que diz sim, aquele que diz não: experiências docentes com o Ensino Remoto e a Educação à Distância em Artes, apresenta contribuições que discutem a ressignificação dos processos pedagógicos nas práticas formativas em artes em tempos de pandemia, nas faculdades públicas e particulares, assim como nos cursos profissionalizantes. Quando todos os processos relacionais têm sido redimensionados, também os de natureza pedagógica, instituídos pela presença e dialogismo, encontram novos desafios com a integração dos recursos tecnológicos e espaços virtuais. Estratagemas tático-pedagógicos, metodologias ativas e ambientes interativos apoiam a somatória da comunicação não-presencial ao ensino-aprendizado de hoje, num contexto de debates, adesões, encontros e invenções, assim como de contrariedades, imediatismos, precarização, exclusão digital e desigualdades, que dizem respeito à função social e ao "valor" da educação em artes.