A Estética dos Castelos de Areia Tecnológicos: Processos históricos da (des)valorização educacional brasileira

Autores

Resumo

Neste ensaio, analiso memórias de minha pesquisa de mestrado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, sob a orientação e olhar cuidadoso da professora Ana Mae Barbosa, que me impulsiona à busca do entendimento atual sobre as tecnologias na Arte e seu ensino. O processo investigativo, agora no tempo da maturidade da pesquisa, compreende que a história perpassa vínculo intrínseco entre o ontem, o hoje e o amanhã. Sigo pelas pegadas do passado, quando ouço Ana Mae dizer: “Olho para trás para compreender o agora”, e (re)visito fontes documentais primárias históricas, em torno dos pressupostos filosóficos e pedagógicos nos contextos de fins do século XIX e início do século XX. Ao enaltecer a intercontextualização de fatos históricos desse tempo recortado, acabo no enunciar da herança colonialista na República Velha como fator de recidiva, diante da debilitada educação brasileira de hoje.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO I - Dossiê: Histórias e memórias do ensino da arte (o Seminário "Histórias da Arte/Educação: diálogos com Ana Mae