A Estética dos Castelos de Areia Tecnológicos: Processos históricos da (des)valorização educacional brasileira
Abstract
Neste ensaio, analiso memórias de minha pesquisa de mestrado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, sob a orientação e olhar cuidadoso da professora Ana Mae Barbosa, que me impulsiona à busca do entendimento atual sobre as tecnologias na Arte e seu ensino. O processo investigativo, agora no tempo da maturidade da pesquisa, compreende que a história perpassa vínculo intrínseco entre o ontem, o hoje e o amanhã. Sigo pelas pegadas do passado, quando ouço Ana Mae dizer: “Olho para trás para compreender o agora”, e (re)visito fontes documentais primárias históricas, em torno dos pressupostos filosóficos e pedagógicos nos contextos de fins do século XIX e início do século XX. Ao enaltecer a intercontextualização de fatos históricos desse tempo recortado, acabo no enunciar da herança colonialista na República Velha como fator de recidiva, diante da debilitada educação brasileira de hoje.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.