Máscaras de posição
Composições performativas e imagens políticas na cena contemporânea
Resumo
Este artigo busca compartilhar a construção conceitual da noção de máscaras de posição na cena contemporânea, através da identificação do fenômeno da incorporação de máscaras nas táticas de movimentos populares, grupos teatrais e performers, produzindo imaginação estética e construindo ações de protesto através de composições performativas que disputam o campo simbólico das práticas cênicas contemporâneas. Por serem rechaçadas através dos discursos homogeneizantes das grandes mídias, influenciando o imaginário social contra as ações mascaradas, a proposta deste texto é ampliar as perspectivas discursivas teatrais dessas imagens políticas, revelando a tomada de posição das máscaras frente ao fazer artístico, não sendo qualquer máscara em qualquer tempo uma máscara de posição. Palavras-chave: Política; Máscaras; Composição; Ativismo; Sociedade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.