Sala de Aula em Cena! Mostra Skholé de Artes Cênicas

Processos artístico-pedagógicos com crianças e jovens da escola básica na universidade

Autores

Resumo

Apresenta-se neste texto os fundamentos do projeto Sala de aula em cena! Mostra Skholé de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com base nas teorias investigadas no Grupo de Estudos, coordenado pela Profa. Dra. Heloise Vidor, vinculado à área de Pedagogia das Artes Cênicas. A partir de diálogos com Jacques Rancière (2015; 2022), Jan Masschelein e Maarten Simons (2021), Jorge Dubatti (2012), Heloise Vidor (2020) e da descrição e análise dos processos compartilhados na primeira edição da Mostra em 2023, evidencia-se o potencial da Arte/Artes Cênicas como matéria de estudos do currículo escolar da educação básica para a instauração de um espaço de suspensão, igualdade pedagógica e convivialidade. A Mostra configurou-se como lugar para a defesa e a visibilidade das Artes Cênicas e do Teatro que é realizado nas salas de aula das escolas da Grande Florianópolis (SC).  Palavras-chave: Escola; Teatro na Educação; Crianças e jovens; Pedagogia das Artes Cênicas.

Biografia do Autor

Túlio Fernandes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universi-dade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculado à linha de pesquisa Pedagogia das Artes Cênicas. Gra-duado em Licenciatura em Teatro e Mestre em Artes Cênicas, sob orientação da Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor. Professor substituto de Teatro do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC). ORCID no.: https://orcid.org/0000-0002-6747-1443. E-mail: tulio.fs@hotmail.com

Júlia Fernandes Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Artes Cênicas do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob orientação da Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor. Foi bolsista de pesquisa do Programa UNIEDU/Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) do Governo do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área de Pedagogia do Teatro, desenvolve projeto de pesquisa sobre as relações entre o Teatro e a escrita com crianças e adolescentes. Mestre em Teatro  (2011-2013) e graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (2004-2009) na mesma instituição. E-mail: juliateatro2@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5350615940754400.

Heloise Baurich Vidor, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Pós-doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Évora, Portugal. Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente permanente do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UDESC. E-mail: heloisebvidor@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1457469064095505.

Downloads

Publicado

2025-08-07 — Atualizado em 2025-08-14

Versões