Grupo de Pesquisa e experiências artísticas em dança: relações entre tradições e abordagens somáticas

Autores

  • Carolina Dias Laranjeira Univerdidade Federal da Paraíba
  • Ana Valéria Ramos Vicente Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo aborda as relações entre pesquisa, ensino e produções artísticas no âmbito de um grupo de pesquisa da área da Dança, a partir de experiências coletivas envolvendo discentes, docentes, pesquisadores e artistas externos à universidade. A relação entre abordagens somáticas e práticas culturais tradicionais serve de eixo para refletir sobre a produção artística em geral e uma proposta, ainda em processo, com a prática somática do Movimento Autêntico. Por meio do relato dos percursos artísticos empreendidos a partir de pesquisas desenvolvidas no grupo, antes e durante a pandemia, apresenta-se a produção de metodologias de ensino e pesquisa baseadas em perspectivas pluriepistêmicas, que fundamentam processos criativos. Pesquisas de Iniciação Científica, TCCs e discussões no grupo geram espetáculos solos, em grupo e performances virtuais, emdiálogo com cosmovisões afro-ameríndias. A retroalimentação entre as atividades pedagógicas e as práticas investigativas acadêmicas e artísticas produzem corporalidades, dramaturgias e poéticas marcadas pelo contexto cultural da universidade e de seus discentes e apontam para a necessidade de inclusão da espiritualidade como parte do campo artístico e acadêmico. Palavras-chaves: Dança na universidade. Práticas somáticas. Grupo de pesquisa em dança. Pluriepistemologias. 

Biografia do Autor

Carolina Dias Laranjeira, Univerdidade Federal da Paraíba

Professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UFPB) e dos cursos de licenciatura em Dança e bacharelado e licenciatura em Teatro da UFPB. Graduada em Dança e Mestre em Artes (UNICAMP), Doutora em Artes Cênicas (UFBA), suas pesquisas abrangem os campos da dramaturgia da dança, estados corporais e processos criativos na interface entre a dança, o teatro e as danças populares.

Ana Valéria Ramos Vicente, Universidade Federal da Paraíba

Artista, passista e professora, possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e graduação em comunicação social pela UFPE. Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, integra os grupos de pesquisa Cosmover: Dança em perspectivas pluriepistêmicas e Umbigada - Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade (UFBA). Atua na área de história da dança, tradições populares brasileiras, frevo e processos de criação.

Referências

BACON, Jane. Authentic Movement: A field of practices. Journal of Dance and Somatic Practices. Special Issue 7.2, 2015.

BRUM, Eliane. Mães Yanomami imploram pelos corpos de seus bebês. El país, 24 de Junho de 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-24/maes-yanomami-imploram-pelos-corpos-de-seus-bebes.html. Acesso em: 05 mai. 2020.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica da Universidade brasileira. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org). Decolonialidade e pensamento afro-diaspórico. São Paulo: Editora Autêntica, 2018. p. 79-106.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes na UFPB. Entrevista com o professor José Jorge de Carvalho. Entrevista concedida a Oswaldo Giovanni Junior. Maceió, Revista Mandaú. (no prelo)

CLAVEL, Joanne; GINOT, Isabelle. Por uma Ecologia da Somática? Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 85-100, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca. Acesso em: 01 out. 2018.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 8-32, jan - jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503. Acesso em: 12 mar. 2021.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação, percepção de si mesmo. São Paulo: Summus, 1977.

FERNANDES, Ciane. Dança cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.

FORTIN, Sylvie. Nem do lado direito, nem do lado do avesso: o artista e suas modalidades de experiência de si e do mundo. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 25-44.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da autoetnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena 7. Inst. Artes, UFRGS. n. 7, p. 78-88. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961. Acesso em: 12 mar. 2021.

GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003. p. 11- 35.

GODARD, Hubert. Phenomenological Space: "I'm in the space and the space is me". Interview with Caryn McHose. Contact Quarterly, Northampton, v. 31, p. 32-38, Summer/Fall, 2006.

GUIMARÃES, Silvia. O drama ritual da morte nos Sanumá. Tellus, ano 10, n. 19, p. 111-128, jul./dez. 2010. Disponível em: https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/download/220/249/. . Acesso em: 12 mar. 2021.

JORGE, Soraya. A arte de mover e ser movido. Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, p. 1-10, 2016. Disponível em: http://jung-rj.com.br/artigos/movimentoautentico.pdf. Acesso em: 12 jun. 2016.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce et alli. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LARANJEIRA, Carolina Dias. Uma dança de estados corporais a partir do samba do Cavalo Marinho: corporalidades e dramaturgias da brincadeira em diálogo com o processo de criação de Cordões. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Salvador, 2013.

MARTINS, Leda. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Santa Maria, UFSM, n. 23, p. 63- 81, jun. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308. Acesso em: 05 jun. 2021.

NAGATOMO, Shigenori. Attunement through the body. New York: State of New York Press, 1992.

PAVONI, Edson. Inumeráveis. Disponível em: https://inumeraveis.com.br/adicionar/. Acesso em: 05 jun. 2021.

SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Ed. Annablume, 2009.

SANTOS, Antonio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI, UNB, 2015.

SANTOS, Antonio Bispo dos. Metafísica na Rede: debate – Cosmopolítica e Cosmofobia (live). Programa de Pós Graduação em Metafísica – UNB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lBlhkKzzHmo. Acesso em: 05 ago. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

VICENTE, Ana Valéria Ramos. Errância passista: frequências somáticas no processo de criação em dança com frevo. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, Salvador, 2019.

XAKRIABÁ, Célia. Educação indígena e pesquisa na universidade. In: Mekukradjá - Círculo de Saberes. Entrevistador: Daniel Munduruku. Instituto Itaú Cultural, 2017. Podcast. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/sites/mekukradja/?location=celiaxakriaba. Acesso em: 05 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos