Fernando Nerêo de Sampaio, Engenheiro-Arquiteto, Artista e Educador: um intelectual da arte-educação

Autores

  • José Roberto Pereira Peres

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo lançar luz sobre a trajetória profissional de Fernando Nerêode Sampaio e analisar sua contribuição para a valorização do ensino de Desenho e Artes nocurrículo do curso de formação de professores primários e para a criação de um curso deespecialização em Desenho e Artes no Distrito Federal (RJ) (1920-1930). Apesar de Sampaio tertido efetiva participação em três importantes administrações da Instrução Pública na Capital Federal(RJ) – Carneiro Leão (1922-1926), Fernando de Azevedo (1927-1930) e Anísio Teixeira (1931-1935) –, o seu nome e seu desempenho como intelectual são quase desconhecidos no Brasil. Diantedisso, surgiu a questão: o que teria contribuído para esse esquecimento? O referencial teórico quenorteia as reflexões deste trabalho baseia-se nas seguintes categorias de análise: estudos biográficose currículo/disciplinas escolares. A estratégia metodológica consiste em pesquisa documental. Asfontes documentais utilizadas foram: jornais, periódicos de educação e ensino, programas de ensinode Desenho e Artes de 1932 a 1934 do Instituto de Educação, programas de cursos deEspecialização em Desenho e Artes Industriais para professores primários de 1932 a 1935 e livrosde autoria de Nerêo Sampaio. A análise das fontes permitiu apontar conclusivamente que NerêoSampaio pretendia criar uma comunidade disciplinar, um saber artístico próprio da escola, diversodo propagado nas Escolas de Belas Artes, e que seu esquecimento aconteceu devido a sua defesa deum estilo artístico que, ao longo do tempo, foi considerado ultrapassado.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO I - Dossiê: Histórias e memórias do ensino da arte (o Seminário "Histórias da Arte/Educação: diálogos com Ana Mae