Mário de Andrade e a Arte/Educação

Autores

  • Rejane Coutinho

Resumo

O ensaio revela como um catálogo de uma exposição sobre uma coleção de desenhos infantis de Mário de Andrade se tornou um documento provocador de um processo de pesquisa no âmbito da História do Ensino de Artes. A partir do texto de apresentação do catálogo, de autoria de Ana Mae Barbosa, destacam-se alguns resultados da análise da Coleção Mário de Andrade, relacionando com os desenhos e processos de ensino e aprendizagem da época.

Referências

ALBA. Children's Drawings of the Spanish Civil War. Abraham Lincoln

Brigade Archives. Disponível em:

http://www.alba-valb.org/resources/lessons/they-still-draw-pictures1/childrens-drawings-of-the-spanish-civil-war. Acesso em: 15 de out.

ANDRADE, Mário. Pintura infantil. In: Táxi e Crônicas no Diário

Nacional. Texto, introdução e notas: Telê Porto Ancona Lopez. São

Paulo: Duas Cidades/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976,

p. 277- 279.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: das origens ao

modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.

_______ . Mário de Andrade e a Arte-Educação: Mário de Andrade e a

Criança. Catálogo da exposição. São Paulo: MAC/IEB-USP, 1988.

_______ . Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São

Paulo: Cortez, 2015.

COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do Acervo

Mário de Andrade. 2002. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de

Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, São

Paulo, 2002.

_______ Mário de Andrade, a educação estética e a mediação cultural. In:

Anais do 26º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores

em Artes Plásticas: Memórias e invenTAções. Campinas-SP: ANPAP,

PUC - Campinas, 2017, p. 2397-2308.

________ O Desenho na História: uma interpretação. In: Anais do XXVII

Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil.

Campo Grande/MS: Federação de Arte Educadores do Brasil, 2017, p.

-202.

________ Mário de Andrade como gestor cultural: ações arte/educativas

voltadas para crianças na cidade de São Paulo. In: Anais do XXVI

CONFAEB. Boa Vista, RR: Ed. UFRR, 2016. p. 228-244.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão [et

al.], Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

LUQUET, George-Henri. Le dessin enfantin. Paris: Felix Alcan, 1927.

________. L’Art primitif. Paris: G. Doin, 1930.

ROUMA. Georges. Le Langage graphique de l’enfant. Paris: Misch &

Thorn, 1913.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO I - Dossiê: Histórias e memórias do ensino da arte (o Seminário "Histórias da Arte/Educação: diálogos com Ana Mae