O balé como tabu
História e rejeição do balé em São Paulo
Resumo
A cena profissional da dança em São Paulo parece avessa ao balé. Ainda que a formação de gerações de bailarinos passe pela técnica da dança clássica, historicamente a cena profissional restringe o balé à formação, frequentemente excluindo sua possibilidade de realização estética. A partir de entrevistas realizadas com diretores e artistas da dança, bem como de uma revisão da literatura sobre a história da dança em São Paulo, e da discussão de importantes políticas públicas para a dança na cidade, este artigo traça a presença do balé em São Paulo e a rejeição a essa forma de dança pela capital símbolo do modernismo brasileiro. Este panorama destaca as raízes da dança moderna em São Paulo, processos e grupos históricos na popularização de formas que se opõem à estética clássica, propostas relevantes de políticas públicas para a dança, e a constante dificuldade da profissionalização do balé, percebida, também, como uma rejeição ao próprio termo, um tabu da dança em São Paulo. Palavras-Chave: História da dança; Balé; São Paulo; Políticas públicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.