O balé como tabu

História e rejeição do balé em São Paulo

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Resumo

A cena profissional da dança em São Paulo parece avessa ao balé. Ainda que a formação de gerações de bailarinos passe pela técnica da dança clássica, historicamente a cena profissional restringe o balé à formação, frequentemente excluindo sua possibilidade de realização estética. A partir de entrevistas realizadas com diretores e artistas da dança, bem como de uma revisão da literatura sobre a história da dança em São Paulo, e da discussão de importantes políticas públicas para a dança na cidade, este artigo traça a presença do balé em São Paulo e a rejeição a essa forma de dança pela capital símbolo do modernismo brasileiro. Este panorama destaca as raízes da dança moderna em São Paulo, processos e grupos históricos na popularização de formas que se opõem à estética clássica, propostas relevantes de políticas públicas para a dança, e a constante dificuldade da profissionalização do balé, percebida, também, como uma rejeição ao próprio termo, um tabu da dança em São Paulo. Palavras-Chave: História da dança; Balé; São Paulo; Políticas públicas.

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Publicado

2025-08-07