Um fazer coletivo em dança: Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros

Authors

Abstract

Este artigo é um convite a refletir sobre os processos de criação em grupo na dança, a partir da produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, grupo de dança contemporânea paulistano. Este coletivo é território de estudo da minha pesquisa de mestrado no programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp em São Paulo. Seu fazer tem como eixos importantes a improvisação como modo de composição e a atuação nos espaços urbanos. Aqui, aponto as experiências de criação dos espetáculos Lugar do Outro (2011) e Espaços Invisíveis (2013), obras em que a Cia. estruturou coletivamente o processo de criação, de modo que cada integrante pudesse trazer suas inquietações e proposições práticas para o grupo, tornando as decisões e escolhas da encenação compartilhadas pelo coletivo de artistas. Busco traçar paralelos entre o processo coletivo da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros e as ideias de criação coletiva, processo colaborativo, autoria em rede e processos coletivos em dança contemporânea. Palavras-chaves: Dança contemporânea. Improvisação. Espaços Urbanos. Processos de criação colaborativos. Autoria em rede. 

Author Biography

Clara Gouvêa do Prado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- IA/UNESP.

References

ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 2016.

ARAÚJO, Antonio. A gênese da vertigem: o processo de criação de “O paraíso perdido”. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011. BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009.

BRAVI, Valéria C. Posfácio. In: FAVORETO, Lucilene. Caderno Oito Nova Dança: Projeto de pesquisa teórico-prática. Prêmio Klauss Vianna. São Paulo: FUNARTE, 2006.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras,1990.

CAMBOIM, Iale Luiz Moraes. Dança (com) a cidade: mapeamento sensíveis da experiência urbana contemporânea. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

CARTER, Curtis. Improvisation in dance. The Journal of Aesthetics and Art Criticism. vol. 58, no. 2, pp. 181-190, Spring, 2000. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/i217929. Acesso em: 07 mai. 2021.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Revista Lume, v.1, n.4, dez 2013, p. 1-11. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em: 05 abr. 2021.

GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 edições, 2017.

GUERREIRO, Mara Francischini. Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança. Dissertação (Mestrado em Dança) - Programa de Pós-Graduação em Dança, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

JAQUES, Paola B. (org.). Apologia a deriva: escritos situacionistas sobre a cidade/ Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. MATE, Alexandre. O teatro de grupo na cidade de São Paulo e a criação de espetáculos (na condição de experimentos) estéticos sociais. Revista digital Baleia na Rede – Estudo em arte e sociedade. v.9, n.1. Marília, p. 178-194, 2012. Disponível: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/issue/view/219 Acesso em: 21 jun. 2021.

CIA DAMA EM TRÂNSITO E OS BUCANEIROS. Projeto Lugar do Outro. Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Projeto. São Paulo, junho de 2010. Material não publicado.

CIA DAMA EM TRÂNSITO E OS BUCANEIROS. Projeto Espaços Invisíveis. Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Projeto. São Paulo, julho de 2012. Material não publicado.

SALLES, Cecilia Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

STRAZZACAPPA, Márcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista docente. Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Arte. vol. 1/2, p. 96-111, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5368. Acesso em: 02 mar. 2019.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

KATZ, Helena. Corpos que tiranizam os olhares. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, 23 de agosto de 2011. D9. Disponível em: http://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz11314107818.pdf. Acesso em: 03 mai. 2021.

Published

2021-07-01

Issue

Section

Artigos