Do depoimento à cena: o caráter autobiográfico na criação em modo colaborativo

Authors

  • Mateus Junior Fazzioni Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Amanda Pedrotti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Abstract

O presente artigo busca discutir os aspectos autobiográficos presentes no processo criativo em modo colaborativo do acontecimento cênico Antes de falar já não se ouve (2009), desenvolvido em processo formativo, no ambiente universitário. Durante o processo, os atores e as atrizes foram convocados(as) a uma criação mais pessoal e sensível, por meio do compartilhamento de depoimentos e testemunhos a respeito de opressões sofridas e praticadas. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como o caráter autobiográfico emergiu na criação colaborativa, levando em consideração a escrita dramatúrgica coletiva assumida nesse modo de criação. Espera-se que este estudo possa contribuir para a ampliação das investigações sobre a cena contemporânea, bem como apontar possíveis encaminhamentos metodológicos e práticos para o desenvolvimento de processos de criação em modo colaborativo pautados em recursos autobiográficos.Palavras-chave: Criação colaborativa. Recursos autobiográficos. Dramaturgia coletiva. Cena contemporânea.

Author Biographies

Mateus Junior Fazzioni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Artista da cena, Professor-performer e Pesquisador. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq), durante os anos de 2017 e 2018. Bolsista de Iniciação Científica (FIPE/UFSM) no Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM), durante os anos de 2020 e 2021. Atualmente atua como performer pesquisador no Laboratório de Criação (LACRI/CNPq), no coletivo Ateliê Colaborativo e no Grupo performATIVAS. Tem interesse na área de Artes e pesquisas voltadas para o Teatro, Performance, Processos Colaborativos e Pedagogia das Artes Cênicas.

Amanda Pedrotti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Licenciatura em Teatro (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: Práticas Cênicas e Acessibilidade (CNPq/UFSM) e do do Programa de Extensão Práticas cênicas, escola e acessibilidade. Artista da Cena.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

orcid.org/0000-0002-2731-1373 Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: Práticas Cênicas e Acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, escola e acessibilidade. Artista da cena.

References

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no teatro da vertigem. Revista Sala Preta. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 127-133, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57302>. Acesso em: 28 mar. 2021.

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 46-51, 2009. Disponível em: <https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/8/8>. Acesso em: 28 mar. 2021.

BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: CERQUEDA, S. B.; SOUZA, L. S.; RAMOS, A. N.; SANTOS, E. 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011. Disponível em: <http://www.anaisabecan2011.ufba.br/Arquivos/Barone-Luciana.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.

BERSELLI, Marcia; BRESSAN, Vanessa C.; TIEPPO, Juliana G.; SOLDERA, Natália P. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição|Conception, Campinas, v. 7, n. 2, p. 90-115, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8650145>. Acesso em: 28 mar. 2021.

FISCHER, Stela Regina. Processo Colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284803/1/Fischer_StelaRegina_M.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.

LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/pt-br.php>. Acesso em: 28 mar. 2021.

RINALDI, Miriam. O ator no processo colaborativo do Teatro da Vertigem. Sala Preta, v. 6, p. 135-143, nov. 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57303>. Acesso em: 28 mar. 2021.

Published

2021-07-01

Issue

Section

Artigos