Do depoimento à cena: o caráter autobiográfico na criação em modo colaborativo
Abstract
O presente artigo busca discutir os aspectos autobiográficos presentes no processo criativo em modo colaborativo do acontecimento cênico Antes de falar já não se ouve (2009), desenvolvido em processo formativo, no ambiente universitário. Durante o processo, os atores e as atrizes foram convocados(as) a uma criação mais pessoal e sensível, por meio do compartilhamento de depoimentos e testemunhos a respeito de opressões sofridas e praticadas. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como o caráter autobiográfico emergiu na criação colaborativa, levando em consideração a escrita dramatúrgica coletiva assumida nesse modo de criação. Espera-se que este estudo possa contribuir para a ampliação das investigações sobre a cena contemporânea, bem como apontar possíveis encaminhamentos metodológicos e práticos para o desenvolvimento de processos de criação em modo colaborativo pautados em recursos autobiográficos.Palavras-chave: Criação colaborativa. Recursos autobiográficos. Dramaturgia coletiva. Cena contemporânea.References
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no teatro da vertigem. Revista Sala Preta. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 127-133, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57302>. Acesso em: 28 mar. 2021.
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 46-51, 2009. Disponível em: <https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/8/8>. Acesso em: 28 mar. 2021.
BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: CERQUEDA, S. B.; SOUZA, L. S.; RAMOS, A. N.; SANTOS, E. 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011. Disponível em: <http://www.anaisabecan2011.ufba.br/Arquivos/Barone-Luciana.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.
BERSELLI, Marcia; BRESSAN, Vanessa C.; TIEPPO, Juliana G.; SOLDERA, Natália P. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição|Conception, Campinas, v. 7, n. 2, p. 90-115, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8650145>. Acesso em: 28 mar. 2021.
FISCHER, Stela Regina. Processo Colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284803/1/Fischer_StelaRegina_M.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.
LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/pt-br.php>. Acesso em: 28 mar. 2021.
RINALDI, Miriam. O ator no processo colaborativo do Teatro da Vertigem. Sala Preta, v. 6, p. 135-143, nov. 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57303>. Acesso em: 28 mar. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.