Pedagogia de Programas Performativos: "Pacote de Performances de Autocuidado e de Proteção"

Authors

Abstract

Este texto aborda questionamentos a respeito do desenvolvimento deprogramas performativos no contexto da educação em artesem nível superior, levando em conta as ações desenvolvidasno projeto "Pacote de Performances de Autocuidado e deProteção", contemplado pelo Edital 08/2019 daPró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social daUniversidade Federal do Sul da Bahia, Campus SosígenesCosta (Prosis - UFSB/CSC). Discute-se as noções de risco,resiliência e sobrevivência, na expressão das pessoas trans epopulações minorizadas por meio da arte da performance,no contexto formativo, com a colaboração dos estudos deBadiou (2002) e Leal (2018). A conceituação emprega aindaas proposições de programa (FABIÃO, 2013), biografema(BARTHES, 1984), corpoema e cenas fulgor (PAULA, 2016),para descrever e comentar as ações realizadas, naperspectiva de uma pedagogia do risco.

Published

2020-01-10

Issue

Section

BLOCO II - Narrativas de aprendizado: educação estética, criatividade e corpo