Pedagogia de Programas Performativos: "Pacote de Performances de Autocuidado e de Proteção"
Abstract
Este texto aborda questionamentos a respeito do desenvolvimento deprogramas performativos no contexto da educação em artesem nível superior, levando em conta as ações desenvolvidasno projeto "Pacote de Performances de Autocuidado e deProteção", contemplado pelo Edital 08/2019 daPró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social daUniversidade Federal do Sul da Bahia, Campus SosígenesCosta (Prosis - UFSB/CSC). Discute-se as noções de risco,resiliência e sobrevivência, na expressão das pessoas trans epopulações minorizadas por meio da arte da performance,no contexto formativo, com a colaboração dos estudos deBadiou (2002) e Leal (2018). A conceituação emprega aindaas proposições de programa (FABIÃO, 2013), biografema(BARTHES, 1984), corpoema e cenas fulgor (PAULA, 2016),para descrever e comentar as ações realizadas, naperspectiva de uma pedagogia do risco.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.