Mário de Andrade e a Arte/Educação
Resumo
O ensaio revela como um catálogo de uma exposição sobre uma coleção de desenhos infantis de Mário de Andrade se tornou um documento provocador de um processo de pesquisa no âmbito da História do Ensino de Artes. A partir do texto de apresentação do catálogo, de autoria de Ana Mae Barbosa, destacam-se alguns resultados da análise da Coleção Mário de Andrade, relacionando com os desenhos e processos de ensino e aprendizagem da época.Referências
ALBA. Children's Drawings of the Spanish Civil War. Abraham Lincoln
Brigade Archives. Disponível em:
http://www.alba-valb.org/resources/lessons/they-still-draw-pictures1/childrens-drawings-of-the-spanish-civil-war. Acesso em: 15 de out.
ANDRADE, Mário. Pintura infantil. In: Táxi e Crônicas no Diário
Nacional. Texto, introdução e notas: Telê Porto Ancona Lopez. São
Paulo: Duas Cidades/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976,
p. 277- 279.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: das origens ao
modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.
_______ . Mário de Andrade e a Arte-Educação: Mário de Andrade e a
Criança. Catálogo da exposição. São Paulo: MAC/IEB-USP, 1988.
_______ . Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São
Paulo: Cortez, 2015.
COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do Acervo
Mário de Andrade. 2002. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, São
Paulo, 2002.
_______ Mário de Andrade, a educação estética e a mediação cultural. In:
Anais do 26º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores
em Artes Plásticas: Memórias e invenTAções. Campinas-SP: ANPAP,
PUC - Campinas, 2017, p. 2397-2308.
________ O Desenho na História: uma interpretação. In: Anais do XXVII
Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil.
Campo Grande/MS: Federação de Arte Educadores do Brasil, 2017, p.
-202.
________ Mário de Andrade como gestor cultural: ações arte/educativas
voltadas para crianças na cidade de São Paulo. In: Anais do XXVI
CONFAEB. Boa Vista, RR: Ed. UFRR, 2016. p. 228-244.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão [et
al.], Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
LUQUET, George-Henri. Le dessin enfantin. Paris: Felix Alcan, 1927.
________. L’Art primitif. Paris: G. Doin, 1930.
ROUMA. Georges. Le Langage graphique de l’enfant. Paris: Misch &
Thorn, 1913.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.