A escultura Makonde moçambicana
Arte, resistência e transformação cultural
Resumo
O presente artigo deriva de uma pesquisa de mestrado concluída em 2023, que teve como foco a análise de elementos antropológicos e etnoculturais do povo Makonde de Moçambique, no continente africano, bem como a investigação da dimensão estética de sua produção escultórica. A escultura Makonde constitui um símbolo de resistência durante o período de opressão colonial portuguesa, pois desempenhou um papel crucial no financiamento da luta pela independência de Moçambique. Sua originalidade também foi fundamental para a transformação cultural e o fortalecimento do movimento nacionalista do país. Essa análise visa enriquecer e disseminar uma perspectiva decolonial e singular sobre a arte do continente africano, indo além das relações étnico-raciais, para ressignificar elementos da cultura africana e afro-brasileira no contexto educacional brasileiro. Palavras-chave: Arte; Educação; Escultura Makonde; África; Moçambique.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.