Laboratório de Criação Cênica Interseccional e o experimento cênico "Xica nos contou um sonho"
Como gênero, raça, etnia, sexualidade, classe e território entram em cena?
Resumo
Compartilho neste artigo as experimentações artísticas e pedagógicas elaboradas na condução de um projeto de extensão realizado no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Durante três meses de Laboratório, foram abordadas perspectivas contracoloniais que consideram as relações étnico-raciais (Collins, 2019; hooks, 2021; Jecupé, 2020; Munduruku, 2010, 2019), de sexualidade (Núnez, 2022), de gênero (Aston, 1999; Collins, 2019; Diamond, 2011; Jesus, 2019), de classe (Brecht, 1967) e de território (Nascimento, 2018; Santos, 2001; Sodré, 1988) como materialidade e fundamentação para a criação teatral. Ali, também foi possível compreender como a interseccionalidade atua nas relações interpessoais dos (das/des) participantes. Ao final da prática laboratorial, um experimento cênico foi criado, nomeado Xica nos contou um sonho, inspirado na biografia da travesti negra Xica Manicongo e nos relatos pessoais dos (das/des) participantes. O experimento foi apresentado no Festival Feminista Um território para nós, também no Instituto de Artes da UNESP. Palavras-chave: Teatro; Interseccionalidade; Laboratório atoral; Extensão universitária.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.