Confissões do sentir: o afeto como disparador de meios e caminhos para a criação, no instante do aqui-agora

Autores

Resumo

Este artigo é um convite a refletir sobre o afeto e suas implicações, a partir dos depoimentos de três atrizes, que se propuseram a registrar e compreender suas experiências práticas. Em especial, um momento singular em que tivessem vivido uma relação distinta entre o corpo e outros níveis de sensações e percepções, sejam elas visíveis e invisíveis. Estes testemunhos instigam a análise de como ocorrem essas diferentes vivências nas atrizes e nos atores, durante os processos criativos. Observa-se nesses três testemunhos, que o jogo, a imaginação e a metáfora de trabalho foram importantes catalisadores para a ação de afetar e ser afetado.

Biografia do Autor

Melissa dos Santos Lopes, Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Atriz, pesquisadora, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós Graduação do Curso Artes da Cena, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGArC/ UFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEART/UFRN). E-mail: melslopes@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8555-3090. 

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves, São Paulo: Martins Fontes: 2006.

BERGSON, Henri. Memória e vida. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fonte, 2006.

BURNIER, Luís. O. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DELEUZE, GILLES. Bergsonimo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34,1999.

_____. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2013.

FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla (orgs.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Trad. de Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva, 2010.

GIL, JOSE. Movimento Total - O Corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

_____. A Imagem-nua e as pequenas percepções – Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D´Água Editores, 2005.

______. Transcrição Palestra José Gil. Revista Ilinx. LUME – UNICAMP, n.1, p. 1-11, 2012. Disponível em: https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/issue/view/12. Acesso em: 12 jan. 2022.

_____. Abrir o corpo. In: FONSECA, Tania Mara Galli; ENGELMAN, Selda Engelman (Org). Corpo, arte e clínica, Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004. Disponível em: https://colapsi.files.wordpress.com/2018/03/josc3a9-gil-abrir-o-corpo.pdf Acesso em: 12 jan. 2022.

GODINHO, Ana. Posfácio: posse dos encontros. Revista Ilinx. LUME – UNICAMP, Campinas, n. 3, 2013. Disponível em: https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/issue/view/16. Acesso em: 12 jan. 2022.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre:Sulina; Editora UFRGS, 2011.

LEWINSOHN, Ana Caldas. Metáforas de trabalho em território da criação: provocações do corpo-em-arte na preparação do ator. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2014.

LOPES, Melissa dos Santos. Faço paisagens com o que sinto – sobre sensações e reencontros. Revista Ilinx. LUME – UNICAMP, Campinas, n.3, 2012. Disponível em: https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/issue/view/16 Acesso em: 12 jan. 2022.

LOPES, Melissa dos Santos. Território cênico de encontros íntimos. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2014.

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski: 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

OLIVEIRA, Natássia D.G.L.de. Terceiro Movimento: Fotogramas que dançam (Lumiar, iluminar, luzir: Movimentos para um documentário) Lume. Brasília: 2009. Português.

POSSANI, Maria Alice. Poeiras da Estrada: rastro para pensar o trabalho do ator sobre si. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2012.

POSSANI, Maria Alice. O ator em jogo: tessituras entre corpo, cena e cidade. Tese.(Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2017.

RABELO, Antonio Flávio. Cartografia do Invisível – paradoxos do corpo-em-arte. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas, Campinas: UNICAMP, 2014.

VILLAR, Fernando. Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP, realizado em 12 de agosto de 2013. (Texto não publicado)

Downloads

Publicado

2022-02-05