A improvisação, o ator e a commedia dell’arte

Autores

  • Ana Rosa Tezza

Resumo

O artigo trata da improvisação como processo de criação do teatro da commedia dell’arte, da função essencial do ator e sua trajetória social na história do teatro. Traz ainda uma reflexão sobre o ofício desse tipo de ator e sua relação com o público, o espaço e a sociedade.

Biografia do Autor

Ana Rosa Tezza

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atuou em Santago do Chile na Companhia de Teatro Sombrero Verde, sob a direção de Andrés Peres Araya. Integrou, como atriz e pesquisadora, o Núcleo de Criação Teatral do Ateliê de Criação Teatral (ACT), em 2001. Atualmente, dirige a Ave Lola Espaço de Criação e faz parte do Núcleo Nacional de Pesquisadores deTeatro de Rua.

Referências

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva,

CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo:

Perspectiva, 1983.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac-São Paulo, 1999.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SHAW, Henry. Dictionary of literary terms. New York: Mc Graw-Hill, 1972.

TEZZA, Ana Rosa. L’Âge d’Or [A idade de ouro], 1975; Le Tartuffe [O Tartufo], 1995-96: Elementos da commedia dell’arte no processo criativo do Théâtre du Soleil. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Santa Catarina: Ceart-Udesc: Santa Catarina, 2007.

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Bloco IV: O TEATRO DE RUA NO BRASIL