Imunidade criativa: do outro lado da tela tem coração - ensino remoto em tempos de pandemia / escritas de um tempo – 2020 - Brasil

Autores

  • Luaa Gabanini Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os desdobramentos do ensino remoto, inaugurados neste ano de 2020, em consequência do momento de isolamento resultante da pandemia do Covid-19. São feitos questionamentos acerca da acessibilidade exigida pela continuidade dos encontros pela internet e, fundamentalmente, sobre a função dos processos artísticos neste contexto, cujo potencial pode tornar-se um território de experiência criativa num tempo que exige novas e específicas estratégias para o ensino. Deste modo, a fim de aprofundar-se nas questões pedagógicas inerentes ao ensino à distância nas artes da presença, um estudo de caso é abordado: as aulas de Expressão Corporal realizadas de modo online na Escola Superior de Artes Célia Helena e os procedimentos utilizados na proposição de experimentos.Palavras-chave: Isolamento. Ensino remoto. Território de experiência.

Biografia do Autor

Luaa Gabanini, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP). Doutoranda em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA – USP). E-mail: luaagabanini@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3848-8788.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. A rosa do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BEY, Hakim. TAZ – Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2001.

GABANINI, Luciana. Corpo-Gerúndio: Escritos de Uma Atriz-MC em Uma Poética do Prejuízo. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo: ECA – USP, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-02102018-164103/pt-br.php.

MAIA, Reinaldo. Texto sobre o espetáculo no Núcleo Bartolomeu “Frátria Amada Brasil – Um compêndio de lendas urbanas”, 2006 [material não publicado].

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SANTOS, Juliana Reis Monteiro. Quando Técnica Transborda em Poesia: Tadashi Suzuki e suas Disciplinas de Atuação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo: ECA – USP, 2009.

SANTOS, Juliana Reis Monteiro. dissertação de: “Quando Técnica Transborda em Poesia: Tadashi Suzuki e suas Disciplinas de Atuação” ECA – USP, 2009

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não