REGARDING THE REPRESENTATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN THE VISUAL ARTS CIRCUIT: A MANIFESTO

REGARDING THE REPRESENTATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN THE VISUAL ARTS CIRCUIT: A MANIFESTO

Authors

Abstract

Here is a manifesto for the representativeness of people with disabilities in the visual arts circuit. This was necessary in view of the recent openness to the diversity of women, black people, indigenous people, LGBTQIAP+ artists etc. in exhibitions, museums and everything that is part of the visual arts circuit, which has not been happening with people with disabilities, hence its importance and relevance.

Author Biographies

José Minerini Neto, Pesquisador independente

Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP com período sanduíche no Teachers College/Columbia University em Nova York; Mestre em Estética e História da Arte com Licenciatura Plena em Educação Artística. É coordenador, professor e autor de material educativo na área de Arte/Ens. Fundamental da rede particular de São Paulo. Tem experiência na área de Arte com ênfase em Arte/educação, História da Arte Moderna e Contemporânea, Arte e Política e História do Ensino da Arte. Sua tese de doutorado organizou a partir de documentos primários a história da "Educação nas Bienais de Arte de São Paulo" entre 1951 e 2011. Foi contemplado com Bolsa Sanduíche da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior para realizar a pesquisa "John Dewey: Progressive Education and Democracy in Museums", na qual analisou propostas educacionais em trinta e dois museus situados em Boston, Filadélfia, Nova York e Washington. Sua dissertação de mestrado em Estética e História da Arte voltou-se à obra de Regina Silveira entre os anos de formação e o início do mestrado da artista, período que engloba a Ditadura Militar no Brasil e antecede as perspectivas e sombras que a tornaram célebre. Membro fundador do coletivo Arteducação Produções, participou da fundação do Programa Educativo do CCBB _ SP - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, no qual participou da formulação e desenvolvimento das primeiras oficinas educativas, assim como da organização e realização de materiais educativos e encontros para educadores nesta instituição e na Caixa Cultural de São Paulo. Trabalha também com direção de Arte e cenografia para teatro e eventos corporativos. Tem produção artística em desenho, pintura, fotografia, escultura e performance. Coordenou curso de graduação universitária em Artes e Novas Mídias. Atualmente vem participando da formação de equipes educacionais em exposições de arte em diversas instituições culturais.

Ana Amália, Independent researcher

Visual artist and art/educator graduated from Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), studied History of Art at Texas University at Austin, Design at the School of Visual Arts and Lithography at Columbia University in New York. She is the founder of "Arteducação Produções", a collective that develops artistic and educational projects in museums and cultural institutions. Master and Doctor from the School of Communications and Arts at USP and post-doctorate from UNESP/SP. On July 2, 2002, she had a brain stroke and, as a result, she acquired the locked-in syndrome, becoming quadriplegic, mute and dysphagic, but fully conscious and with fully preserved cognition.

Published

2024-06-15