Ensaio para um caderno de artista: One Woman
Abstract
As palavras-imagens que aqui se mostram nasceram de uma provocação entrelaçada em várias coragens. A primeira delas é a própria escrita; abrir espaço para parir palavras advindas da alma, do corpo, da boca, do silêncio inquieto em dar nome ao mistério. A segunda é o desnudar do desejo (mesmo que ainda tímido), e tantas outras que moram na jornada de olhar para si. "Ensaio para um caderno de artista: One Woman" faz parte dessa jornada que teve sua primeira manifestação ao entrar em contato com a performerKaren Finley. Inspirada por ela, One Woman se colocou, rascunhando um caderno de artista, um diário onde alguns segredos morariam. Mas, como as palavras já não querem mais andar a sós... o caderno se abre e lampejos se mostram. São os eus que se misturam.Palavras-chaves: Caderno de artista. Karen Finley. Escrita performativa. Arte da performance.References
BERNSTEIN, Ana. Karen Finley e a escrita do corpo. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, n. 33, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018006. Acesso em: 30 jan. 2021.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LEITE, Janaina Fontes. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na obscena contemporânea. 2021. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo: ECA/USP, 2021.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, v. 1 n. 2, p: 241-251, 1993. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensamentocorpodevir.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.