Da contenção à criação: experiência artístico-pedagógica na pandemia
Abstract
Resumo:O trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre o ensino virtual da matéria Técnicas de Atuação III da Licenciatura em Teatro da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina. O curso foi desenvolvido no transcurso do ano acadêmico (de abril a dezembro de 2020) e contemplou a realização de uma composição a partir da seleção de seis monólogos da literatura dramática. O processo se dividiu em duas partes: a primeira, na qual foram desenvolvidos cinco estudos, com base em uma metodologia que denominamos variações e cujo objetivo foi experimentar, a partir de diferentes aspectos, a construção de materiais cênicos; a segunda, na qual foram realizados treinamentos de atuação ao vivo, a partir do que denominamos problemas compositivos.Palavras-chave: Teatro virtual. Técnicas de atuação. Performance teatral. Composição atoral.References
BOGART, Anne. La preparación del director. Siete ensayos sobre teatro y arte. Madrid: Editorial Alba, 2008
CARRIGNON, Christian. 100 recetas de cocina. Revista Paso de Gato - Dossier Teatro de Objetos, no. 74. México, 2018. Disponible en https://issuu.com/galdiyu/docs/pdeg_74_digital_issuu
HEWITT, Paul G. Física conceptual. México DF: Editora Addison Wesley Longman, 1999.
LAPOUJADE, David. Las existencias menores. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2018
LAPOUJADE, David. Deleuze: los movimientos aberrantes. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2016.
LYOTARD J. F. O pós- moderno. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1986.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
QUILICI, Cassiano Sydow. O Ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Editora Annablume, 2015.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Editora Companhia Das Letras, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.