Pandemônicos em Pandemia e o Teatro como Saída em Temp(l)os de Reclusão
Abstract
Trata-se de um relato acerca de processo de criação de um espetáculo que prosseguiu à distância, investigando alternativas para a manutenção do envolvimento na montagem de atores e atrizes em processo de formação. Tomo para exame a encenação semestral dos estudantes do Curso Profissionalizante em Teatro do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas), diante da pandemia do Covid-19. Por videochamadas, exercícios e registros do processo foram praticados, relacionando o contexto com a temática abordada no texto Esse trem chamado desejo, de Luís Alberto de Abreu. Escrita para uma montagem do grupo Galpão, de Belo Horizonte, a dramaturgia foi escolhida pelo grupo do curso do CAC visando pesquisar a criação artística e a construção de personagens a partir do estudo do circo-teatro, do teatro de revista e da comédia popular. Já um desafio grande para tão curto espaço temporal, como prosseguir o processo artístico-formativo diante do isolamento social? Algumas trilhas se desenharam, tendo em vista a temática da peça, que replica a questão: qual a função do teatro e dos artistas no mundo em constante transformação? Assim, o desejo, que se manifesta na vida e na arte, tornou-se mote central, replicando a narrativa presente no texto, que aborda os duplos no palco e no cotidiano, nas instâncias das personagens e dos artistas, que podem vivenciar em suas realidades dramas semelhantes aos de outros.References
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