Ação Diante do Intempestivo: o posicionamento necessário do ensino de teatro em tempos de isolamento social

Authors

  • Maksin Oliveira Colégio de Aplicação da UFRJ

Abstract

Este texto reflete sobre os impactos do distanciamento social, imposto em função da pandemia de coronavírus no Brasil, no ensino de teatro na educação básica. Considera-se que a presença das artes cênicas nas discussões sobre as propostas de atividades educativas remotas é um posicionamento político necessário na disputa pela afirmação do ensino de teatro na escola como componente curricular indispensável. Este trabalho apoia-se na Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, considerando os focos nos conceitos de leitura e contextualização como possibilidades de educação remota. Não oferece caráter prescritivo, mas apresenta uma experiência de ensino da história do teatro apoiada em plataformas digitais e considera a possibilidade de apreciação e discussão de jogos de improvisação teatral do chamado Sistema Impro, por meio de registros em video disponíveis no Youtube, como exemplos possíveis de atuação educacional no atual contexto. 

Author Biography

Maksin Oliveira, Colégio de Aplicação da UFRJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO); Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Endereço: Rua José Joaquim Seabra, s/n – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22470-130; maksin.oliveira@gmail.com.

References

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 5a ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal da Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/ inicio. Acesso em: 05 mai. 2020.

BORGES, Thais. Janelas da quarentena: do DJ ao saxofone, vizinhos transformam o isolamento em união. Correio, 29 mar. 2020. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quaren- tena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/. Acesso em: 15 mai. 2020.

CANCIAN, Natália. Brasil registra 749 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 13.149. Jornal Folha de São Paulo online. 13 mai. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau-de/2020/05/brasil-registra-749-novas-mortes-por-coronavirus-total-de-obitos-e-de-13149.shtml?aff_source=56d95533a8284936a374e3a- 6da3d7996. Acesso em: 15 mai. 2020.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

______. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.

FOLHA DE SÃO PAULO. Lives de João Donato e Lexa são destaque do sábado de quarentena. Jornal Folha de São Paulo, Ilustrada, 15 mai. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/05/ lives-de-joao-donato-e-lexa-sao-destaques-do-sabado-de-quarentena.shtml. Acesso em: 15 mai. 2020.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o Jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

JOHNSTONE, Keith. Impro: Improvisación y el teatro. Santiago do Chile: Editorial Cuatro Vientos, 2008.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois da Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MAIA, Hortência. Sistema Impro com crianças: experiência de ensino- -aprendizagem do teatro na educação fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação e Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

MAZUI, Guilherme; GOMES, Pedro Henrique; CASTILHOS, Roniara. Coronavírus: Bolsonaro inclui salão, barbearia e academia como ‘atividades essenciais’. PORTAL G1, Política, 11 mai. 2020. Disponível em: https:// g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/11/coronavirus-bolsonaro-inclui-salao-barbearia-e-academia-como-atividades-essenciais.ghtml. Acesso em: 18 mai. 2020.

OLIVEIRA, Mariana. Abordagens de história do teatro na escola: das pro- postas aos meios. 2013. Tese (Doutorado em artes cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PASSARO, Juliano. Netflix ganha 16 milhões de novos assinantes na quarentena por Covid-19. SUNO, Negócios, 22 abr. 2020. Disponível em: https://www.sunoresearch.com.br/noticias/netflix-16-milhoes-novos-assinantes-isolamento-social/. Acesso em: 15 mai. 2020.

SALDAÑA, Paulo. Manutenção do Enem durante a pandemia coloca Brasil na contramão da tendência mundial. Folha de São Paulo online, 8 mai. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/manutencao-do-enem-durante-a-pandemia-coloca-brasil-na-contramao-da-tendencia-mundial.shtml?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996. Acesso em: 18 mai. 2020.

SANDES, Arthur. Covid: Brasil contará 10 mil mortes no dia em que Bolsonaro chama churrasco. Notícias UOL, Saúde, 9 mai. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/09/brasil-passa-das-10-mil-mortes.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996. Acesso em: 15 mai. 2020.

TOKARNIA, Mariana. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à inter- net, mostra pesquisa. Agência Brasil, 29 abr. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 14 mai. 2020.

UOL. OMS volta a defender isolamento social: ‘é a única opção que temos’. Notícias UOL, Redação, 30 mar. 2020. Disponível em: https:// noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/30/oms-volta-a-defender-isolamento-social-e-a-unica-opcao-que-temos.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996. Acesso em: 15 mai. 2020.

Published

2020-06-29

Issue

Section

PARTE I - Notas reflexivas sobre arte e pandemia