Voz ao Vivo em Atividade Remota: possibilidade e especificidades
Abstract
Neste artigo, discutiremos como a necessidade de ministrar aulas de técnica vocal para voz falada em teatro e para canto online e ao vivo, em função do isolamento social por causa da pandemia do coronavírus no Brasil no primeiro semestre de 2020, revelou-se uma possibilidade, descrevendo aspectos de especificidades, assim como algumas mudanças na prática da docência e no aprendizado por parte do aluno. Pode-se encontrar aulas de canto ao vivo online na internet há algum tempo, ainda que em número reduzido. Já aulas de voz falada para teatro online, não conseguimos localizar exemplos; mas como sempre realizamos este trabalho presencialmente, refletiremos também sobre nossa prática, que acreditamos poderá vir a ser explorada via internet a partir deste ano, em função do isolamento social. Assim, frente a carência de estudos reflexivos sobre esta prática de docência e aprendizado vocal online, buscamos contribuir para a bibliografia do assunto. Aspectos integrantes da teoria da percepção ecológica, de J. Gibson, assim como dos caminhos zen puderam ser observados nesta relação entre docente e aluno com a aula remota, assim, sendo chamados à reflexão. Foi possível concluir que a percepção teve um incremento nesta outra modalidade de aula vocal, trazendo a sintonia e o estudo de atenção contribuintes da concentração já existente no trabalho presencial (tal como aponta o recurso de attunement, indicado por Gibson), de modo ainda mais sensível e proeminente no modo online.References
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