Ham-Net
Abstract
A presente escrita, de autoria do Grupo de Estudos da Matéria Cênica, tem por objetivo levantar questões acerca do teatro virtual e suas implicações. Em tempos de pandemia e quarentena, quando o isolamento social se faz necessário e estão proibidas as grandes aglomerações, aderir às manifestações cênicas online talvez seja a única a alternativa. Mas se o teatro é a arte da presença, é possível que o realizemos por intermédio da tela? É possível pensarmos em uma presença virtual? Como isto impacta na cadeia de produção artística? Sem o intuito de responder a tais perguntas, mas a fim de pontuá-las, recorremos à estrutura dramatúrgica de Hamlet, de William Shakespeare. Na obra originária, o Príncipe da Dinamarca, na tentativa de vingar a morte do pai pelo tio, imbrica-se em uma trama interna de questionamentos. Em Ham-Net, por sua vez, ele deve lidar com a suposta morte do teatro. Trata-se de uma brincadeira, de um jogo de cena, de um exercício dramatúrgico a fim de elaborar questões concernentes ao nosso tempo.References
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