Os Números de “Palhaçadas” do Palhaço Bimbolinho no Circo Bismark
Abstract
A presente entrevista trata dos números de “palhaçadas” do Palhaço Bimbolinho no Circo Bismark, resultante da pesquisa O Circo e suas Técnicas: a importância da arte circense na formação do ator, realizada no recôncavo baiano e região metropolitana de Salvador, e regiões norte e centro-oeste do Estado da Bahia, entre os anos de 2001 e 2003, com o apoio do Programa de Aperfeiçoamento Docente e do Centro de Apoio Ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PRODOC/CADCT), projeto de bolsa para recém doutor no Estado da Bahia, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Aqui são apresentadas seis “palhaçadas” do repertório do Palhaço Bimbolinho, no Circo Bismark.References
BENÍCIO, Eliene. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil, 1980-2000. São Paulo: Perspectiva, 2018.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
LABORDA, Cleber Brito. Entrevista. Camamu: arquivo Eliene Benício, 2001. Microcassette (56 min.), son.
SOUZA, Alda Fátima de. O Palhaço Cadilac: a memória do circo e a reinvenção de uma tradição. Salvador: EDUFBA, 2016.
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XX Seminário Estudantil de Pesquisa. 2002. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia – Salvador, 2002. Livro de Resumos, pag. 266; O Circo e suas Técnicas: a importância da arte circense na Formação do Ator. Alda Fátima de Souza/Escola de Teatro - UFBA (PIBIC/CNPQ), Eliene Benício Amâncio Costa/Escola de Teatro – UFBA (Orientadora).
Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.