Ofélia//Máquina de Guerra

Authors

  • Gabriela Tarouco Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Abstract

O presente ensaio visual trata-se de um estudo sobre o gesto. A partir de uma sequência de imagens, buscou-se estabelecer uma narrativa que dialoga com a cena. Tal processo visa perguntar se é possível estabelecer uma poética verbicorporal (BASBAUM, 2007), através da criação de uma dramaturgia visual transdisciplinar entre a cena, a palavra, o vídeo e a foto. Para tanto, as fotografias são frames retirados de uma vídeo- performance em que a atriz interpreta a personagem Ofélia, do texto de Heiner Müller, Hamlet Machine, num contexto de isolamento social durante a pandemia do Covid-19. A obra também dialoga com a noção de máquina de guerra, presente na filosofia de Gilles Deleuze.

Author Biography

Gabriela Tarouco Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Artista brasileira, nasci em Porto Alegre-RS, desde 2018 resido no Rio de Janeiro. Doutoranda em Artes - PPGArtes/UERJ, mestra em Artes Cênicas - PPGAC/UFRGS e licenciada em teatro - UFRGS. Vinculo meu trabalho artístico com a formação de atores e do trabalho do sujeito sobre si através de uma prática pedagógica transdisciplinar. Atualmente desenvolvo trabalhos em arte usando como suporte a cena, a fotografia, o vídeo, a performance e a escultura. Destaco, entre os inúmeros trabalhos, o espetáculo de dança Sagração (2014), direção de Douglas Jung; a direção do grupo de teatro São Judas Tadeu (2015/2016); atuação no espetáculo Willian Despedaçado (2015), direção de Kevin Brezolin; e as performances urbanas Presentes para cidade (2016) e Converso sobre arte na rua (2017); a exposição coletiva A Seco (2019), com curadoria de Regina de Paula e Inês Araújo; membro do grupo Motim: mito, rito e cartografias femininas na arte, coordenado por Luciana Lyra, em que montamos o espetáculo Amotinadas (2019); e estou montando meu primeiro espetáculo solo: Para minha mãe, em que busco lançar um olhar sobre as mulheres ocidentais e as cinco ondas do feminismo a partir da história da minha mãe.

References

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: Um manifesto de menos; O esgotado/ Gilles Deleuze. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

MÜLLER, Heiner. Quatro textos para teatro. São Paulo: Hucitec, 1987.

Published

2020-06-29

Issue

Section

PARTE III - Escritas do corpo e da imaginação política