Escuta e movimento: pedagogia vocal na formação de professores/artistas de teatro e dança
Abstract
Neste texto, refletimos sobre possibilidades pedagógicas e metodológicas para o trabalho com a voz, a partir de uma experiência como docente nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A metodologia proposta foi se desenvolvendo ao longo das aulas práticas, embasadas nos estudos de Ciane Fernandes, Lucia Helena Gayotto, Roland Barthes e Alan Wallace. A experiência foi, para além da prática vocal, um mecanismo reflexivo para professores/artistas em seus diferentes contextos de atuação. A escuta enquanto exercício de atenção transforma-se em um potente desencadeador de uma percepção ampliada das ações docente e artística.Downloads
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.