A escola indígena e as legislações educacionais: um olhar para as políticas indigenistas e indígenas para a educação dos povos Xerentes no estado do Tocantins
Abstract
O presente artigo apresenta um estudo sobre a educação indígena desenvolvido a partir da compreensão das legislações federais e do estado do Tocantins, e também das leis e normativas elaboradas por comissões indigenistas e órgãos em defesa de uma política indígena. A reflexão deste texto sobre a educação indígena considera essas dimensões definidoras de metas e estratégias para ação e execução de programas (quais? De que natureza?) bem como de diretrizes curriculares que devem ser respeitadas no desenvolvimento de atividades educacionais destinadas às comunidades indígenas. Como consequência, diante da construção desse cenário e dos dados destacados por meio do levantamento de documentos e do relato dos professores da escola indígena Wakõmēkwa, evidencia-se uma desconexão com as leis, currículos e escola. Destacamos que há imposição de políticas públicas, que se atritam na prática pedagógica dos professores da escola Wakõmēkwa. Não há diálogo, como está previsto em lei, tendo em vista a realidade da escola visitada. De um lado, existe uma política indigenista, praticada pela sociedade nacional, com visão colonizadora, e de outro, a política indígena, desenvolvida pelos povos indígenas. E nesse contexto, evidenciamos a necessidade de desenvolver pesquisas levando em consideração os conceitos de cultura, interculturalidade, pluralismo, entre outros termos que estão associados à garantia de preservação da identidade cultural e tradicional dos povos indígenas.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.