A Commedia dell’arte e o teatro político
Abstract
Fo inventa um modelo de commedia dell’arte para uso pessoal. São motivos do ator-autor, a improvisação, o personagem do bufão junto ao povo, os camponeses contra o poder, a primazia do riso e da contemporaneidade. Além disso, de um lado a máscara do Arlecchino, Zanni bestial, de outro, a pobreza dos objetos em cena. Mas no exterior, entretanto, o mito da commedia dell’arte revive, graças também ao San Francisco Mime Troupe e ao Teatro Campesino, que utilizam esses modelos se concentrando na contra-informação e no teatro de rua. E não se negligencie, mesmo que em um outra região, Ariane Mnouchkine, com seu L’age d’Or. Voltando a Fo, nos últimos anos ele se movimenta no campo da história da arte, enquanto ressurge sua propensão original para a profissão de pintor.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.