A dramaturgia do ator nos processos cênicos coevolutivos do Grupo Katharsis

Authors

  • Andréia Nhur

Author Biography

Andréia Nhur

Atriz, bailarina e pesquisadora, graduada em dança pela Universidade Estadual deCampinas (Unicamp) e doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, desenvolve o projeto de relançamento doGrupo Pró-Posição (www.proposicaodanca.com.br), colabora com o Coletivo KD e trabalhacomo atriz e preparadora corporal do Grupo Katharsis (www.grupokatharsis.com.br), emSorocaba (SP).

References

ADOLPHE, Jean-Marc. La dramaturgie est un exercice de circulation, in: Dossier Danse et Dramaturgie. Nouvelles de Danse. Bruxelles, Contredanse: no 31, p.31-35, 1997.

DAMÁSIO, Antônio. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

GREINER, Christine; KATZ, Helena. O Corpo: pista para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

KATZ, Helena. Um, dois, três: A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.

LOUIS, Luis. A comunicação do corpo na mímica e no teatro físico.

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

da PUC-SP, 2005. (dissertação de mestrado)

PRIGOGINE, Ilya. Order through fluctuation: Self-organization and social

systems, in JANTSCH, E. e WADDINGTON, C. (ed.). Evolution and

consciousness: human systems in transition.1976.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Semiose no mundo físico. VI Jornada do

Centro de Estudos Peirceanos. Programa de Estudos Pós-Graduados

em Comunicação e Semiótica da PUCSP/Museu Nacional da UFRJ,

Published

2010-05-05

Issue

Section

Bloco II