Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas
Abstract
Esta comunicação expõe experiências relacionadas à tradição africano-brasileira de ascendência nagô/iorubá entrelaçadas às bases de processos criativos na dança-arteeducação. Trata-se de uma proposta pluricultural no campo das artes cênicas, aplicada ao longo dos anos, intitulada Corpo e Ancestralidade, a qual articula histórias individuais com mitologia, memória, danças, cantos, gestos e ritmos tradicionais. A finalidade é enfatizar expressões cênicas africano-brasileira contemporânea, que ressaltam linguagens estéticas enriquecidas por meio de exercícios técnicos corporais criativos, experimentações e subjetividades. O objetivo é propor metodologias para o ensino das artes da cena, através do diálogo entre: o corpo e a criatividade, matrizes corpóreo-vocais vivenciadas no cotidiano tradicional e a arte do movimento. O que reverbera uma comunicação que se consolida na contemporaneidade, com identidade corporificada de valores e princípios inaugurais da tradição africano-brasileira.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.