As Danças Negras ou as Veleidades para uma Redefinição das Práticas das Danças da África
Abstract
Em 2007, aconteceu na École des Sables de Germaine Acogny e Helmut Vogt, no Senegal, o primeiro colóquio de coreógrafos da África e da Diáspora Negra. O objetivo desse encontro era facilitar o diálogo, as trocas e as descobertas entre os coreógrafos vindos da África e aqueles provenientes da Diáspora Negra. Os debates levantaram questões relativas à definição das práticas. Este ensaio tenta mostrar que a denominação “danças negras” é uma denominação simultaneamente artística e política. Ela incita a deslocar o aspecto estético das práticas para além do continente africano, na medida em que os povos do Norte da África também são africanos, mas suas práticas coreográficas se distinguem das danças subsaarianas aproximando-se mais das danças orientais e árabes. Mas, ocorre que as “danças negras” , referem-se também às danças dos descendentes históricos de africanos espalhados pelo mundo e localizados geograficamente fora da África, ainda mais que muitos desses artistas consideram o vínculo com a África algo essencial para sua identidade.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.