Desmanchando no pinicado da viola: potências do samba de roda da Bahia
Abstract
O samba de roda é uma tradição coreográfico-poéticomusical que faz parte do complexo sistema de saberes que ocorre no Estado da Bahia. Reconhecido como patrimônio cultural da humanidade (UNESCO, 2005) como uma cultura afro-brasileira, tem na região Recôncavo uma ocorrência particularmente importante. Aqui partilhamos um pouco do que aprendemos e compreendemos em quase dez anos de observação participante e de convívio com as sambadeiras e os sambadores do litoral norte da Bahia, região adjacente ao Recôncavo baiano. Comentamos sobre a maneira como o samba de roda ocorria no passado, a partir do que é narrado pelos mestres sambadores e mestras sambadeiras, revelando características importantes que a princípio não estão mais evidentes nos grupos de apresentação. Apresentamos alguns dos princípios que pudemos identificar nos movimentos corporais e discutimos a importância sociológica do samba de roda para a dinâmica das comunidades da região e, de maneira geral, das pequenas cidades e localidades do interior da Bahia nas quais essa forma de samba acontece, como forma de resistência cultural. Por fim, ressaltamos a potência das dinâmicas corporais do samba de roda como disparadoras de processos técnico-poéticos de aprendizado e criação nas artes.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.