Teatros de memória em diáspora: por uma pedagogia performática
Abstract
Ensaio com pesquisas que contribuem para apreender questões relacionadas a dois modos de produção/preservação/transmissão de saberes que dizem respeito ao escrito e ao oral. Trabalhando com a “lógica do oral”, traz expressões de tradições de grupos populares de matriz africana no Brasil e no Novo Mundo, reinventando seus universos culturais em performances, apreendidas em diferentes lugares com forte presença de culturas negras em diáspora. A segunda parte aborda questões metodológicas, históricas e epistêmicas em torno de civilizações orais em África, em profunda diferenciação no sentido de cognição, transmissão de memórias e comunicações comunitárias.Downloads
Published
Issue
Section
License
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.