Princípios Norteadores Para Uma Pedagogia Singular do Lume Teatro

Authors

Abstract

This essay seeks to contribute with a pedagogical view of the short and medium-term courses developed by LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP, offered at the Cursos de Fevereiro event. This event, linked to the International Acting and Presence Conference, has been taking place continuously since 2001. The text presented is based on the experience and codes of action that are continually strengthened and updated in this unofficial training experience that has been taking place for almost 25 years, in which around 175 courses have been taught with approximately 2,700 participants. The essay presents notes on the guiding principles of these pedagogical actions: 1) Continuity, processuality and overflow; 2) Integration; 3) Pact of the desire for experience; 4) Relational ethics and 5) Compositional conduction.

Author Biographies

Renato Ferracini, LUME UNICAMP

Ator, Pesquisador, Pai, Filho (mas Neto não mais, infelizmente!). Usa Brincos. Rizomático. Crítico. Positivo. Vital. Livre, Solto e Careca. Carrega sempre um pouco de amarelo, sol e noite nos bolsos para distribuir gratuitamente. Mesmo já dito o mais importante, salienta-se que possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. Foi Presidente da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Ates Cênicas na gestão 2019/2020/2021. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação na USP, UFPB (especialização), FURB (especialização), Escola Superior de Artes Célia Helena, Universidade de Évora (Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (Portugal). Publicou os livros: "A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator" (Editora da UNICAMP e FAPESP - 2001), "Café com Queijo: Corpos em Criação" (HUCITEC e FAPESP - 2006), "Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG" (HUCITEC e FAPESP - 2006) ; "Ensaios de Atuação" (Perspectiva e FAPESP - 2013); Práticas Teatrais (Ed. da UNICAMP e FAPESP - 2020) e Entre cenas, memórias e estilhaços (Ed. da UNICAMP - 2022). É organizador de outros três livros editados pela ABRACE e HUCITEC em parceria com outros pesquisadores da área. Foi contemplado com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da UNICAMP em 2021, além de outros dois Prêmios Shell (2013 e 2018) por trabalhos desenvolvidos no LUME. Possui inúmeros artigos publicados nos principais periódicos das artes da cena e vários capítulos em obras importantes do campo. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 22 diferentes países. Maiores detalhes de sua produção podem ser encontrados no site www.renato.lumeteatro.com.br.

Ana Cristina Colla, Atriz-pesquisadora do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais UNICAMP

Atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) desde 1994. Atual coordenadora e membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É autora dos livros Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME (2006, HUCITEC), Caminhante, não há caminho. Só rastros (2013, Ed. Perspectiva), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (2020, Ed. Unicamp) e Entre cenas, memórias e estilhaços (2022, Editora Unicamp) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Foi contemplada com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da UNICAMP em 2019 e com o prêmio Terry 2023 de melhor atriz pelo solo SerEstando Mulheres no Festival del Monólogos Latinoamericanos en Cienfuegos, Cuba. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior (Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Polônia, Coréia do Sul, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Cuba). Realizou intercâmbios de criação com Natsu Nakajima, Anzu Furukawa, Tadashi Endo, Kai Bredholt, Norberto Presta, Sue Morrison, Grace Passô e Emilio García Wehbi. Participa como criadora e atriz dos seguintes espetáculos do LUME: Parada de Rua (1995-2015), Café com Queijo (1999-atual), Um Dia... (2000-2010), Shi-zen, 7 Cuias (2003-2015), O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006-2016), Você (2009-2013), Os Bem Intencionados (2012-2013), SerEstando Mulheres (2013-atual), PERCH-Uma Celebração de Voos e Quedas (2013-2014), Kintsugi, 100 memórias (2019-atual). Dirigiu os espetáculos Espiral - Brinquedo Meu, com o ator-músico Helder Vasconcelos, Gaiola de Moscas e Tu sois de onde, (Grupo Peleja) Alphonsus, com a atriz do Lume Raquel Scotti Hirson, Vento, Brisa e Ventania (Coletivo Aléia), Grassa Crua com a performer Fernanda Magalhães, Uji- O Bom da Roda com o ator-músico Edu de Maria (Núcleo Cultural Cupinzeiro), Pedaços de Mim com a atriz Lily Curcio (Seres de Luz Teatro) e Semeadora das Águas (Coletivo Mundu Rodá). Foi co-criadora e assistente de direção do espetáculo multimídia PERCH: Uma celebração de Voos e Quedas (2014), em parceria com os coletivos Conflux (Escócia) e Legs on the Wall (Austrália). Realizou a tutoria de pesquisa e criação da dramaturgia do espetáculo TransOhno junto ao Coletivo As Travestidas. Atualmente, é pesquisadora principal do Projeto Temático Pedagogias, Processos e Arquivos de Presença, financiado pela FAPESP (2023-2027) e coordena o Projeto Dançantes - Núcleo de Pesquisas em Artesanias do Corpo (desde 2015).

Raquel Scotti Hirson, Doutorado e Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP.

Atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) desde 1994. Tem enquadramento funcional de Pesquisadora (Pq-B) e é coordenadora associada do Lume. Pertence ao corpo editorial da Revista Conceição/Conception do PPG Artes da Cena UNICAMP. Faz parte da equipe que organiza a Jornada Internacional Atuação e Presença, LUME, UNICAMP. Doutora pelo IA da UNICAMP, com a tese Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo e autora dos livros Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa (HUCITEC e FAPESP, 2006), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (Ed. da Unicamp, 2020) e Entre Cenas, Memórias e Estilhaços (Ed. da Unicamp, 2022). Professora permanente e orientadora de alunos do PPG Artes da Cena do IA, UNICAMP, com o projeto de pesquisa Mímesis Corpórea e práticas de observação, pesquisa de campo e construção de presença cênica. Atua nos espetáculos em repertório: Café com Queijo (1999), direção coletiva; Alphonsus (2013), solo dirigido por Ana Cristina Colla; Quando os subtextos são textos (2015), espetáculo demonstração e Kintsugi, 100 memórias (2019), dirigido por Emilio Garcia Wehbi.

Published

2025-12-31