Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Só serão aceitas e avaliadas as contribuições convergentes ao perfil e formato definidos pela linha editorial da Revista Rebento.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  •  Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Todas as modalidades de contribuição (artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista, processos criativos e ensaios visuais) devem se adequar estritamente às normas descritas nas Diretrizes para Autores, inclusive as regras relativas ao envio de imagens (conferir nas diretrizes para autores o item "Detalhamento sobre a formatação de imagens").
    .
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Todos os textos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e estilística. A equipe editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do revisor sem justificação razoável.
  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

    Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.

  • Serão consideradas  produções submetidas apenas, os artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista, processos criativos e ensaios visuais que cumprirem todas as normas gerais aqui descritas
  • O conteúdo das submissões é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Author Guidelines

Normas para produção e submissão de:
Artigos / Entrevistas / Traduções / Resenhas / Escritos de Artistas / Ensaios visuais / Processos criativos

As contribuições podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol. 

Em todas as modalidades de texto (artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista, processo criativo), o conteúdo deve ser submetido em Word for Windows, OpenOffice ou RTF (extensão .doc ou .docx), seguindo as especificações de formatação e composição do item 2. Os textos não devem exceder o número de palavras correspondente ao tipo de contribuição, descrito no item 3.

 1.            Encaminhamento dos artigos/trabalhos

Os artigos enviados para publicação devem ser originais inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

1.1.            A submissão dos artigos será através da plataforma do SEER:

1.1.1.      Os artigos serão submetidos aos pareceristas em sistema “avaliação cega”, ou seja, sem identificação dos autores.

1.1.2.      A submissão dos artigos consiste em cinco passos:
PASSO 1 – Início        
PASSO 2 - Inclusão de Metadados   
PASSO 3 – Transferência do Manuscrito   
PASSO 4 – Transferência de Documentos Suplementares          
PASSO 5 – Confirmação.

Dúvidas no processo de submissão consulte tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS do IBICT em: http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores.

 

2.                  Instruções para preparação de artigos

2.1.            O artigo deve se submetido em Word for Windows, OpenOffice ou RTF (extensão .doc ou .docx), seguindo as especificações de formatação e composição que se segue:

2.2.            Tamanho do artigo: O artigo deve conter entre 4.000 e 10.000 palavras (não incluir as referências nessa contagem); papel tamanho A4; margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2 cm.

2.3.            Título: Fonte Times New Roman, tamanho 13, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixas, com exceção dos nomes próprios. 

2.4.            Resumo: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Texto de 100 a 250 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto, precedido da palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.5.           Palavras-chave: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o resumo. Precedidas da expressão Palavras-chave em negrito: contendo de 3 a 5 expressões que identifique o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final e finalizadas também por ponto. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.6.           Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado. Para destaque tipográfico no texto utilizar o itálico.

2.7.           Título em língua inglesa: Fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixa, com exceção dos nomes próprios.

2.8.           Abstract: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Versão do resumo em inglês.

2.9.        Keywords: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o abstract. Versão das palavras-chave em inglês.

2.10.        Referências: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, alinhamento à margem esquerda do texto, utilizando o negrito como destaque tipográfico para indicação do título do documento. A lista de referência deve estar organizada em ordem alfabética e cronológica, indicando os autores citados no texto. Precedido do título da seção REFERÊNCIAS, em caixa alta e em negrito.

 

3.                Outras publicações

3.1.            Ensaios Visuais: Devem ser resultantes de consistentes pesquisas artísticas também originais e inéditos. Devem compreender 8 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

3.2.            Notas de Processos: O registro e a reflexão de Processos Criativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/Educação determinam essa seção.  Os textos  devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords. 

3.3.            Resenhas: Podem derivar de produções nacionais e internacionais publicadas nos últimos 24 meses. Devem ter  até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo/abstract, palavras-chave/keywords e a versão do título em inglês.     

3.4.            Entrevistas: Obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

3.5.            Traduções: Devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.


4.      Outras informações

4.1.            Indicativos de seção: A numeração deve ser apresentada conforme a NBR 6024. Para o indicativo da seção devem ser utilizados algarismos arábicos na numeração, com alinhamento a margem esquerda, limitando-se até a seção quinária, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento de 1,5 e justificado. Exemplos das indicações de seção:
Seção primária: 1       Seção secundária: 1.1            Seção terciária: 1.1.1 Seção quaternária: 1.1.1.1
Seção quinaria: 1.1.1.1.1

4.2.          Citações: Devem ser apresentadas conforme a NBR 10520 da ABNT. As citações devem ser indicadas pelo sistema de chamada autor-data.

4.2.1.      Tipos de citação: As citações podem ser diretas e indiretas.

4.2.1.1.   Citação direta: transcrição textual de parte da obra consultada - é obrigatório indicar a página consultada.

4.2.1.2.   Citação indireta: texto baseado na obra consultada – opcionalmente pode-se indicar a página consultada.

4.2.2.      Citação na sentença: a indicação da responsabilidade da obra deve ser em letras maiúsculas e minúsculas, precedida da indicação do ano e página da obra.

Exemplo: Conforme Desgranges (2003, p. 95) “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.”

4.2.3.      Citação pós-sentença: a indicação do responsável pela obra é feita entre parênteses e a letras em maiúsculas, precedida do ano e página.

Exemplo: “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.” (DESGRANGES, 2003, p. 95).

4.2.4.      Citações de até três linhas: deve estar contida entre aspas duplas (“  ”), utilizar aspas simples para indicar citação contida na citação.

4.2.5.      Citações com mais de três linhas: Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e sem aspas.

4.3.            Notas de rodapé: A numeração é feita em algarismos arábicos, fonte Times New Roman tamanho 11, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:
No texto:
Os pais estão sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculação escolar ou vinculação profissional.1
 

No rodapé da página:

____________________
1 Sobre essa opção dramática, ver também Morice (1996, p. 269-290).

4.4.            Siglas: quando aparecerem pela primeira vez no texto, apresentar a forma completa do nome precedida da sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.5.            Ilustrações: Deve ser seguida a norma 6022 da ABNT. Qualquer que seja seu tipo (desenho, figura, fluxograma quadros e outros), sua indicação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem, em algarismo arábico, dispensando consulta ao texto, e da fonte, fonte Time New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e centralizado. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens. O autor deverá providenciar as imagens que queira incluir em seu texto e fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão.
As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem). Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale). Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma SEER/OJS.

Obs.: somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito e separado do título/legenda por um “-” (hífen).

Exemplo: Figura 1 – Título/legenda da figura

4.6.            Referências: Devem seguir as instruções da norma 6023 da ABNT. Todas as referências deverão ser alinhadas à margem esquerda, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, para indicação do título utilizar o destaque negrito para cada obra referenciada.

Seguem, abaixo, alguns exemplos-base:

Livro:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Exemplo 1:
STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Exemplo 2:
FERREIRA, Diego Silveira Coelho; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Ermínia. Segurança no circo: questão de prioridade. Várzea Paulista: Fontoura, 2015. 240 p.

Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR/EDITOR, Nome (Org./Ed.). Título do livro : subtítulo. Edição. Cidade: Editora, ano.  p. X- XX (página inicial e final separadas por hífen).

Exemplo 3:
TARBUCK, E. J. Fossil evidence. In: ______. The theory of plate tectonics. Tijeras: TASA, 1996. p. 101-156.

Exemplo 4:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico, Cidade de publicação, volume, número, p. X-XX-0, mês (se houver). Ano.

Exemplo 5:
COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131- 148,1998.

Trabalhos publicados em eventos:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde foi realizado o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. X-XX

Exemplo 6:
CONGRESSO SOJA BRASILEIRA – REALIDADE E PERSPECTIVAS, 1976, Porto Alegre. Soja brasileira: realidade e perspectivas: produção, comercialização, industrialização, consumo: anais. Porto Alegre: FECOTRIGO, [1976?]. 178 p.

Exemplo 7:
ORLANDO FILHO, J.; LEME, E. J de A. Utilização agrícola dos resíduos a agroindústria canavieira. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 2., 1984, Brasília. Anais... Porto Alegre: UFRGS – Centro de Tecnologia, 1996. p. 29-39.

Teses e dissertações: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação: sutítulo. Ano de depósito. Número de volumes, páginas ou folhas. Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de (ou) Instituto de ..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo 8:
MOURA, P. C. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. 189f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.

Documentos em meio eletrônico:

ENTIDADE RESPONSÁVEL. Título. Notas. Disponível em: < http://url de acesso >. Acesso em: dia mês ano.

Exemplo 9:
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Três, 1984. Disponível em: < http://users.cmg.com.br/~secult/ >. Acesso em: 4 jun. 2001.

Filmes:

TÍTULO completo. Direção:.... Produção:....... Roteiro:..... Intérpretes:........ Música:.... (indicação de responsabilidades relevantes, todos os nomes na ordem direta: Diretor, Produtor, Realizador, Roteirista, outros.) Coordenação: (se houver). Cidade: Produtora, Distribuidora, ano. Especificação do suporte com detalhes, características físicas, duração em minutos, sonoro ou mudo, legendas e gravação. (Série ou Coleção). Notas.

Exemplo 10:
OS GIRASSÓIS da Rússia. Direção de Vittorio de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969. 1 fita de vídeo (102 min), son., color., VHS, v.o. italiana, leg. português.

 

Em caso de dúvidas, acesse a página da Biblioteca do Instituto de Artes, com a súmula das normas da ABNT para citações e referências bibliográficas em:

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/citacao_2017.pdf

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/referencias_2017.pdf

 

Ou ainda, poderá enviar um e-mail com suas dúvidas para: periodicos@ia.unesp.br



Ensaios Visuais

Os Ensaios Visuais devem ser resultantes de consistentes pesquisas artísticas também originais e inéditos. Devem compreender 8 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

Relatos de experiência

A secão destina-se às contribuições da Edição 13, incluindo materiais que relatam experiênicas pedagógicas, nos ensinos formal e informal e na prática cênica. Fica a críério d@ autor(a/e) a designicação do materlal nos formatos de textos escritos (em forma ficcional ou ensaística), ensaios visuais, registros audiovisuais (de atividades docentes ou processos criativos derivados de aulas), entrevistas, manifestos, traduções e narrativas de processos; aplicando-se as regras editoriais de publicação da Rebento adeuqdas a cada caso.

Entrevistas

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

Notas de Processos

O registro e a reflexão de Processos Criativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/Educação determinam essa seção.  Os textos  devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords. 

Resenhas

As resenhas podem derivar de produções nacionais e internacionais publicadas nos últimos 24 meses. Devem ter  até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo/abstract, palavras-chave/keywords e a versão do título em inglês.     

Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

Artigos

Normas para produção e submissão de artigos

 1.  Encaminhamento dos artigos/trabalhos

Os artigos enviados para publicação devem ser originais inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

1.1.   A submissão dos artigos será através da plataforma do SEER:

1.1.1.   Os artigos serão submetidos aos pareceristas em sistema “avaliação cega”, ou seja, sem identificação dos autores.

1.1.2.   A submissão dos artigos consiste em cinco passos:
PASSO 1 – Início        
PASSO 2 - Inclusão de Metadados   
PASSO 3 – Transferência do Manuscrito   
PASSO 4 – Transferência de Documentos Suplementares          
PASSO 5 – Confirmação.

Dúvidas no processo de submissão consulte tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS do IBICT em: http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores.


2.     Instruções para preparação de artigos

2.1.   O artigo deve se submetido em Word for Windows, OpenOffice ou RTF (extensão .doc ou .docx), seguindo as especificações de formatação e composição que se segue:

2.2.   Tamanho do artigo: O artigo deve conter entre 4.000 e 10.000 palavras (não incluir as referências nessa contagem); papel tamanho A4; margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2 cm.

2.3.   Título: Fonte Times New Roman, tamanho 13, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixas, com exceção dos nomes próprios.

2.4.    Nome(s) do(s) autor(es): Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5 entrelinhas, alinhado a direita e não negritado, utilizando caixa alta/caixa baixa. A cada autor inserir um asterisco e indicar no rodapé os seguintes dados: titulação, nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação; instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país; Endereço completo para correspondência; Endereço eletrônico para contato (ambos para serem divulgados publicamente).  

2.5.    Resumo: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Texto de 100 a 250 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto, precedido da palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.6.   Palavras-chave: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o resumo. Precedidas da expressão Palavras-chave em negrito: contendo de 3 a 5 expressões que identifique o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final e finalizadas também por ponto. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6028 da ABNT.

2.7.   Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado. Para destaque tipográfico no texto utilizar o itálico.

2.8.    Título em língua inglesa: Fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 entrelinhas e centralizado na folha. As iniciais das palavras do título devem estar em caixa alta (com exceção das preposições, advérbios, conjunções etc) e as palavras do subtítulo devem ser apresentadas em caixa baixa, com exceção dos nomes próprios.

2.9.     Abstract: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Versão do resumo em inglês.

2.10.   Keywords: Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e sem recuo de parágrafo. Devem estrar logo após o abstract. Versão das palavras-chave em inglês.

2.11.    Referências: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, alinhamento à margem esquerda do texto, utilizando o negrito como destaque tipográfico para indicação do título do documento. A lista de referência deve estar organizada em ordem alfabética e cronológica, indicando os autores citados no texto. Precedido do título da seção REFERÊNCIAS, em caixa alta e em negrito.


3.   Outras informações

3.1.    Indicativos de seção: A numeração deve ser apresentada conforme a NBR 6024. Para o indicativo da seção devem ser utilizados algarismos arábicos na numeração, com alinhamento a margem esquerda, limitando-se até a seção quinária, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento de 1,5 e justificado. Exemplos das indicações de seção:
Seção primária: 1      
Seção secundária: 1.1           
Seção terciária: 1.1.1
Seção quaternária: 1.1.1.1
Seção quinaria: 1.1.1.1.1

3.2.    Citações: Devem ser apresentadas conforme a NBR 10520 da ABNT. As citações devem ser indicadas pelo sistema de chamada autor-data.

3.2.1.   Tipos de citação: As citações podem ser diretas e indiretas.

3.2.1.1.  Citação direta: transcrição textual de parte da obra consultada - é obrigatório indicar a página consultada.

3.2.1.2.   Citação indireta: texto baseado na obra consultada – opcionalmente pode-se indicar a página consultada.

3.2.2.   Citação na sentença: a indicação da responsabilidade da obra deve ser em letras maiúsculas e minúsculas, precedida da indicação do ano e página da obra.

Exemplo: Conforme Desgranges (2003, p. 95) “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.”

3.2.3.   Citação pós-sentença: a indicação do responsável pela obra é feita entre parênteses e a letras em maiúsculas, precedida do ano e página.

Exemplo: “O épico é o gênero literário em que a história é contada tanto por um narrador, em sua descrição dos acontecimentos, quanto pelos personagens, em diálogos que interrompem a narrativa.” (DESGRANGES, 2003, p. 95).

3.2.4.   Citações de até três linhas: deve estar contida entre aspas duplas (“  ”), utilizar aspas simples para indicar citação contida na citação.

3.2.5.   Citações com mais de três linhas: Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e sem aspas.

3.3.     Notas de rodapé: A numeração é feita em algarismos arábicos, fonte Times New Roman tamanho 11, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:
No texto:
Os pais estão sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculação escolar ou vinculação profissional.1

No rodapé da página:

____________________
1 Sobre essa opção dramática, ver também Morice (1996, p. 269-290).

 

3.4.    Siglas: quando aparecerem pela primeira vez no texto, apresentar a forma completa do nome precedida da sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3.5.    Ilustrações: Deve ser seguida a norma 6022 da ABNT. Qualquer que seja seu tipo (desenho, figura, fluxograma quadros e outros), sua indicação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem, em algarismo arábico, dispensando consulta ao texto, e da fonte, fonte Time New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e centralizado. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens. O autor deverá providenciar as imagens que queira incluir em seu texto e fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão.
As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem). Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale). Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma SEER/OJS.

Obs.: somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito e separado do título/legenda por um “-” (hífen).

Exemplo: Figura 1 – Título/legenda da figura

3.6.   Referências: Devem seguir as instruções da norma 6023 da ABNT. Todas as referências deverão ser alinhadas à margem esquerda, espaçamento simples e separadas entre si por duplo espaço, para indicação do título utilizar o destaque negrito para cada obra referenciada.

Seguem, abaixo, alguns exemplos-base:

Livro:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Exemplo 1:
STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Exemplo 2:
FERREIRA, Diego Silveira Coelho; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Ermínia. Segurança no circo: questão de prioridade. Várzea Paulista: Fontoura, 2015. 240 p.

Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR/EDITOR, Nome (Org./Ed.). Título do livro : subtítulo. Edição. Cidade: Editora, ano.  p. X- XX (página inicial e final separadas por hífen).

Exemplo 3:
TARBUCK, E. J. Fossil evidence. In: ______. The theory of plate tectonics. Tijeras: TASA, 1996. p. 101-156.

Exemplo 4:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.


Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico, Cidade de publicação, volume, número, p. X-XX-0, mês (se houver). Ano.

Exemplo 5:
COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131- 148,1998.


Trabalhos publicados em eventos:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde foi realizado o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. X-XX

Exemplo 6:
CONGRESSO SOJA BRASILEIRA – REALIDADE E PERSPECTIVAS, 1976, Porto Alegre. Soja brasileira: realidade e perspectivas: produção, comercialização, industrialização, consumo: anais. Porto Alegre: FECOTRIGO, [1976?]. 178 p.

Exemplo 7:
ORLANDO FILHO, J.; LEME, E. J de A. Utilização agrícola dos resíduos a agroindústria canavieira. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 2., 1984, Brasília. Anais... Porto Alegre: UFRGS – Centro de Tecnologia, 1996. p. 29-39.


Teses e dissertações: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação: sutítulo. Ano de depósito. Número de volumes, páginas ou folhas. Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de (ou) Instituto de ..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo 8:
MOURA, P. C. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. 189f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.

Documentos em meio eletrônico:

ENTIDADE RESPONSÁVEL. Título. Notas. Disponível em: < http://url de acesso >. Acesso em: dia mês ano.

Exemplo 9:
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Três, 1984. Disponível em: < http://users.cmg.com.br/~secult/ >. Acesso em: 4 jun. 2001.


Filmes:

TÍTULO completo. Direção:.... Produção:....... Roteiro:..... Intérpretes:........ Música:.... (indicação de responsabilidades relevantes, todos os nomes na ordem direta: Diretor, Produtor, Realizador, Roteirista, outros.) Coordenação: (se houver). Cidade: Produtora, Distribuidora, ano. Especificação do suporte com detalhes, características físicas, duração em minutos, sonoro ou mudo, legendas e gravação. (Série ou Coleção). Notas.

Exemplo 10:
OS GIRASSÓIS da Rússia. Direção de Vittorio de Sica. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1969. 1 fita de vídeo (102 min), son., color., VHS, v.o. italiana, leg. português.

 

Em caso de dúvidas, acesse a página da Biblioteca do Instituto de Artes, com a súmula das normas da ABNT para citações e referências bibliográficas em:

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/citacao_2017.pdf

http://www.ia.unesp.br/Home/Biblioteca/referencias_2017.pdf

 

Ou ainda, poderá enviar um e-mail com suas dúvidas para: periodicos@ia.unesp.br

Dramaturgias

A seção aceita dramaturgias e experimentos em escritas para cena teatral, dança e performance.

Fluxo Contínuo

Artigos em formatos variados publicados em fluxo contínuo

Caderno de Artista

Documentos de processo que trazem para a pesquisa científica relatos e análises sobre aspectos da criação, fortalecendo o vínculo entre pesquisa bibliográfica e realtos de experiência.

Podcasts

Arquivos de aúdio.

Articles and Process Peports

A secão destina-se às contribuições da Edição 16.

Expediente

Editorial data about the volume.

Restricted to the Editorial Coordination of Rebento Magazine.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados na revista Rebento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.