Mãe é tudo igual?
Representações da maternidade nas produções artísticas feministas
Resumo
Neste artigo refletimos sobre as representações da maternidade na arte contemporânea a partir de uma perspectiva feminista. Trazemos para a discussão algumas produções artísticas contemporâneas de mulheres mães a fim de pontuar o caráter interseccional e a pluralidade de subjetividades que caracterizam a maternidade, sempre considerando a arte como um vetor capaz de enriquecer e compartilhar o campo de experiência individual e coletiva. O intuito é apresentar obras de mães artistas que trazem o jogo entre elementos autobiográficos e a construção ficcional para propor contra narrativas e provocar o modelo de maternidade culturalmente normatizado. Relacionando teorias sobre arte, maternidade e feminismo, buscamos estimular reflexões críticas sobre o papel desempenhado pelas mães na sociedade atual.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.