Guia prático de direção para o teatro infantil e jovem
Resumo
Neste texto, compartilho o processo de construção de espetáculos para o público infanto-juvenil ao longo da minha carreira de encenadora, com a finalidade de contribuir para artistas cujo interesse resida nesse tipo de atividade criativa. Destaco as etapas nas quais passei a organizar minha criação, em tom pessoal e informal, mas que carrega indicações que considero fundamentais, pois emergem da prática acumulada em diversas experiências, amadurecidas pela experimentação e avaliação constante dos métodos de trabalho e dos afetos que despertaram. O formato de guia visa organizar as escolhas que têm balizado meu trabalho, bem como despertar o interesse para que sejam ativadas por outras pessoas interessadas no exercício de direção para o teatro jovem e infantil.Palavras-chave: Direção teatral; Processo criativo; Teatro infanto-juvenil; Teatro brasileiro.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.