A improvisação, o ator e a commedia dell’arte
Resumo
O artigo trata da improvisação como processo de criação do teatro da commedia dell’arte, da função essencial do ator e sua trajetória social na história do teatro. Traz ainda uma reflexão sobre o ofício desse tipo de ator e sua relação com o público, o espaço e a sociedade.Referências
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva,
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo:
Perspectiva, 1983.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac-São Paulo, 1999.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SHAW, Henry. Dictionary of literary terms. New York: Mc Graw-Hill, 1972.
TEZZA, Ana Rosa. L’Âge d’Or [A idade de ouro], 1975; Le Tartuffe [O Tartufo], 1995-96: Elementos da commedia dell’arte no processo criativo do Théâtre du Soleil. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Santa Catarina: Ceart-Udesc: Santa Catarina, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.