Imunidade criativa: do outro lado da tela tem coração - ensino remoto em tempos de pandemia / escritas de um tempo – 2020 - Brasil
Resumo
Este artigo busca refletir sobre os desdobramentos do ensino remoto, inaugurados neste ano de 2020, em consequência do momento de isolamento resultante da pandemia do Covid-19. São feitos questionamentos acerca da acessibilidade exigida pela continuidade dos encontros pela internet e, fundamentalmente, sobre a função dos processos artísticos neste contexto, cujo potencial pode tornar-se um território de experiência criativa num tempo que exige novas e específicas estratégias para o ensino. Deste modo, a fim de aprofundar-se nas questões pedagógicas inerentes ao ensino à distância nas artes da presença, um estudo de caso é abordado: as aulas de Expressão Corporal realizadas de modo online na Escola Superior de Artes Célia Helena e os procedimentos utilizados na proposição de experimentos.Palavras-chave: Isolamento. Ensino remoto. Território de experiência.Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. A rosa do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BEY, Hakim. TAZ – Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2001.
GABANINI, Luciana. Corpo-Gerúndio: Escritos de Uma Atriz-MC em Uma Poética do Prejuízo. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo: ECA – USP, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-02102018-164103/pt-br.php.
MAIA, Reinaldo. Texto sobre o espetáculo no Núcleo Bartolomeu “Frátria Amada Brasil – Um compêndio de lendas urbanas”, 2006 [material não publicado].
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SANTOS, Juliana Reis Monteiro. Quando Técnica Transborda em Poesia: Tadashi Suzuki e suas Disciplinas de Atuação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo: ECA – USP, 2009.
SANTOS, Juliana Reis Monteiro. dissertação de: “Quando Técnica Transborda em Poesia: Tadashi Suzuki e suas Disciplinas de Atuação” ECA – USP, 2009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.