Ação Diante do Intempestivo: o posicionamento necessário do ensino de teatro em tempos de isolamento social

Autores

  • Maksin Oliveira Colégio de Aplicação da UFRJ

Resumo

Este texto reflete sobre os impactos do distanciamento social, imposto em função da pandemia de coronavírus no Brasil, no ensino de teatro na educação básica. Considera-se que a presença das artes cênicas nas discussões sobre as propostas de atividades educativas remotas é um posicionamento político necessário na disputa pela afirmação do ensino de teatro na escola como componente curricular indispensável. Este trabalho apoia-se na Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, considerando os focos nos conceitos de leitura e contextualização como possibilidades de educação remota. Não oferece caráter prescritivo, mas apresenta uma experiência de ensino da história do teatro apoiada em plataformas digitais e considera a possibilidade de apreciação e discussão de jogos de improvisação teatral do chamado Sistema Impro, por meio de registros em video disponíveis no Youtube, como exemplos possíveis de atuação educacional no atual contexto. 

Biografia do Autor

Maksin Oliveira, Colégio de Aplicação da UFRJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO); Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Endereço: Rua José Joaquim Seabra, s/n – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22470-130; maksin.oliveira@gmail.com.

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Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE I - Notas reflexivas sobre arte e pandemia