Voz ao Vivo em Atividade Remota: possibilidade e especificidades

Autores

Resumo

Neste artigo, discutiremos como a necessidade de ministrar aulas de técnica vocal para voz falada em teatro e para canto online e ao vivo, em função do isolamento social por causa da pandemia do coronavírus no Brasil no primeiro semestre de 2020, revelou-se uma possibilidade, descrevendo aspectos de especificidades, assim como algumas mudanças na prática da docência e no aprendizado por parte do aluno. Pode-se encontrar aulas de canto ao vivo online na internet há algum tempo, ainda que em número reduzido. Já aulas de voz falada para teatro online, não conseguimos localizar exemplos; mas como sempre realizamos este trabalho presencialmente, refletiremos também sobre nossa prática, que acreditamos poderá vir a ser explorada via internet a partir deste ano, em função do isolamento social. Assim, frente a carência de estudos reflexivos sobre esta prática de docência e aprendizado vocal online, buscamos contribuir para a bibliografia do assunto. Aspectos integrantes da teoria da percepção ecológica, de J. Gibson, assim como dos caminhos zen puderam ser observados nesta relação entre docente e aluno com a aula remota, assim, sendo chamados à reflexão. Foi possível concluir que a percepção teve um incremento nesta outra modalidade de aula vocal, trazendo a sintonia e o estudo de atenção contribuintes da concentração já existente no trabalho presencial (tal como aponta o recurso de attunement, indicado por Gibson), de modo ainda mais sensível e proeminente no modo online.

Biografia do Autor

Lucila Romano Tragtenberg, PUC-SP e Pos-Graduação do Instituto de Artes da UNESP (colaboradora), Licenciatura em Música na UDESC (substituta)

Professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP.Professora colaboradora na Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNESP.Professora de Canto substituta da UDESC/SC.Área de Voz e Movimento. Teatro, Performance, Canto e Educação

Referências

DAVIDSON, Jane. The perception of expressive movement in music performance. Londres, 1991. Vol 1. Tese de Doutorado. Department of City University, London, 1991.

GIBSON, James Jerome. The ecological approach to visual perception. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Inc., 1979.

KUSHNER, Kenneth. O arqueiro Zen e a arte de viver. São Paulo: Pensamento, 1988.

SILVA, Yara Oliveira e. Interação na educação a distância: uma análise da ferramenta fórum educacional num ambiente virtual de aprendizagem. Site da PUC Goiás. Disponível em: http://sites.pucgoias.edu.br/ pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/ sites/61/2018/05/Yara-Oliveira-e-Silva.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.

TRAGTENBERG, Lucila Romano. Processos de criação em redes de co- municação na interpretação vocal. São Paulo, 2012. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE I - Notas reflexivas sobre arte e pandemia