Ham-Net

Autores

  • João Pedro Ferreira dos Santos Ribeiro IA-Unesp http://orcid.org/0000-0001-6894-7450
  • Camila Cortellini Ferreira IA-Unesp
  • Glauce Priscila Ribeiro de Carvalho Sem vínculo
  • Glaucia Marina Alves Pedroso IA-Unesp
  • Leonardo Birche de Carvalho USCS http://orcid.org/0000-0001-5158-4171
  • Luís Fernando Viti de Freitas FFLCH-USP
  • Nádia Rodrigues de Oliveira IA-Unesp
  • Pedro Augusto Pina Furtado IA-Unesp
  • Péricles Aurélio Guimarães Raggio IA-Unesp
  • Sofia Botelho de Almeida IA-Unesp
  • Victor Silva Nóvoa IA-Unesp
  • Vinicius Torres Machado IA-Unesp http://orcid.org/0000-0002-9840-8789

Resumo

A presente escrita, de autoria do Grupo de Estudos da Matéria Cênica, tem por objetivo levantar questões acerca do teatro virtual e suas implicações. Em tempos de pandemia e quarentena, quando o isolamento social se faz necessário e estão proibidas as grandes aglomerações, aderir às manifestações cênicas online talvez seja a única a alternativa. Mas se o teatro é a arte da presença, é possível que o realizemos por intermédio da tela? É possível pensarmos em uma presença virtual? Como isto impacta na cadeia de produção artística? Sem o intuito de responder a tais perguntas, mas a fim de pontuá-las, recorremos à estrutura dramatúrgica de Hamlet, de William Shakespeare. Na obra originária, o Príncipe da Dinamarca, na tentativa de vingar a morte do pai pelo tio, imbrica-se em uma trama interna de questionamentos. Em Ham-Net, por sua vez, ele deve lidar com a suposta morte do teatro. Trata-se de uma brincadeira, de um jogo de cena, de um exercício dramatúrgico a fim de elaborar questões concernentes ao nosso tempo. 

Biografia do Autor

João Pedro Ferreira dos Santos Ribeiro, IA-Unesp

Mestrando em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Camila Cortellini Ferreira, IA-Unesp

Graduanda em Artes Cênicas (Licenciatura) pelo Instituto de Artes da UNESP.

Glauce Priscila Ribeiro de Carvalho, Sem vínculo

Licenciada em História pela UNIVAP. Desenvolve pesquisa independente  sobre teatro japonês.

Glaucia Marina Alves Pedroso, IA-Unesp

Graduanda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Realizou iniciação científica (ICSB) com bolsa pela CNPq sobre dramaturgia de cena.

Leonardo Birche de Carvalho, USCS

Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós-graduado em Direção Teatral e em Interpretação pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Ator formado pelo Teatro-escola Célia Helena.

Luís Fernando Viti de Freitas, FFLCH-USP

Bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP.

Nádia Rodrigues de Oliveira, IA-Unesp

Graduanda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP, São Paulo. Realiza iniciação científica (ICSB) acerca do teatro alquímico de Antonin Artaud.

Pedro Augusto Pina Furtado, IA-Unesp

Graduando em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Realiza iniciação científica (ICSB) em arte-educação.

Péricles Aurélio Guimarães Raggio, IA-Unesp

Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Bacharel em comunicação social pela Unimep. Pós-graduado lato sensu com especialização em A arte de contar histórias pela Facon. Um dos fundadores do grupo Teatro Por Um Triz.

Sofia Botelho de Almeida, IA-Unesp

Mestranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Bracharel em Artes Cênicas (habilitação: direção) pela ECA-USP. Atriz formada pelo Centro de Artes Célia Helena e pela Escola Livre de Teatro de Santo André. É artista-criadora do coletivo teatral 28 Patas Furiosas e professora de interpretação teatral no Centro de Artes Célia Helena.

Victor Silva Nóvoa, IA-Unesp

Mestrando em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Bacharel em Artes Cências (habilitação: interpretação) pela ECA-USP. Dramaturgo do coletivo A Digna. Coordenador de Artes Cênicas da Universidade Nove de julho.

Vinicius Torres Machado, IA-Unesp

Doutor em Artes Cênicas pela ECA-USP. Realizou o estágio supervisionado  durante o doutoramento na Ghent University, Faculty of Arts and Philosophy. É professor do Instituto de Artes da Unesp.

Referências

-

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE II - Dramaturgias da peste e do confinamento