Ofélia//Máquina de Guerra
Resumo
O presente ensaio visual trata-se de um estudo sobre o gesto. A partir de uma sequência de imagens, buscou-se estabelecer uma narrativa que dialoga com a cena. Tal processo visa perguntar se é possível estabelecer uma poética verbicorporal (BASBAUM, 2007), através da criação de uma dramaturgia visual transdisciplinar entre a cena, a palavra, o vídeo e a foto. Para tanto, as fotografias são frames retirados de uma vídeo- performance em que a atriz interpreta a personagem Ofélia, do texto de Heiner Müller, Hamlet Machine, num contexto de isolamento social durante a pandemia do Covid-19. A obra também dialoga com a noção de máquina de guerra, presente na filosofia de Gilles Deleuze.Referências
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: Um manifesto de menos; O esgotado/ Gilles Deleuze. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
MÜLLER, Heiner. Quatro textos para teatro. São Paulo: Hucitec, 1987.
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